Nova pesquisa mostra Ulisses Maia na liderança isolada em Maringá


Guilherme Marconi - Grupo Folha
Guilherme Marconi - Grupo Folha

A pesquisa do Instituto Multicultural divulgada nesta quarta-feira (11) mostra que o candidato à reeleição Ulisses Maia (PSD) permanece na liderança com 49,3% das intenções de voto para prefeito em Maringá, segundo a resposta estimulada. O levantamento traz o deputado estadual Homero Marchese (Pros) em segundo lugar, com 11% , Coronel Audilene (PP) em terceiro, com 9,7%, e Dr. Batista (DEM) com 4,4%. Os indecisos somam 12,2%  e brancos e nulos, outros 5,9%. A pesquisa tem margem de erro de 3% para mais e para menos com intervalo de confiança de 95%. 


Nova pesquisa mostra Ulisses Maia na liderança isolada em Maringá
Folha Arte
 


Embolados nas demais posições aparecem os outros nove postulantes ao cargo de prefeito: Carlos Mariucci (PT), com 1,7%; Akemi Nishimori (PL) e Bovo (PODE), com 1,3% cada; Evandro Oliveira (PSDB) e Eliseu Fortes (Patri), com 0,8%; e Rogério Calazans (Avante), Prof Edmilson (PSOL), Anibal Bianchini (PTC) e Valdir Pignata (CDN) têm 0,4% cada um (veja gráfico). 


Levando em consideração somente os votos válidos, na estimulada o atual prefeito levaria a disputa já no primeiro turno, com 60,2% da preferência, e o segundo colocado, Homero Marchese, tem 13,4%; Coronel Audilene, 11,8%.    "Essa última pesquisa feita nesta semana mostrou a tendência das anteriores e em Maringá tudo se encaminha para a definição no primeiro turno", avalia o diretor estatístico do Instituto, Edmilson Vicente Leite. 


PESQUISAS ANTERIORES

Levantamento do instituto divulgado em 29 de outubro mostrou que Ulisses Maia aparecia isolado em primeiro lugar, com 42,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada. O segundo colocado era Homero Marchese (Pros), que estava  com 9,7% e, em terceiro, aparecia Dr. Batista (DEM), com 8,1%.


Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes) de novembro 37,7% disseram que irão votar no atual prefeito. Outros 32,2% estão indecisos ou não sabem. Marchese e Audilene estão empatados com 8,5%. 

 

REJEIÇÃO

A nova pesquisa do Instituto Multicultural também mediu a rejeição dos 13 prefeituráveis de Maringá. Maia também lidera neste quesito e tem 16,1% de rejeição. O segundo mais rejeitado é o petista Mariucci, que tem 10,6% de oposição. Em terceiro aparece Marchese, com 6,8%,  e em quarto está a candidata indicada pelo clã Barros, Coronel Audilene, com 5,9%. 


Entre os eleitores que participaram da sondagem, 57,2% disseram que o voto é definitivo e 42,8% responderam que podem mudar. Em outra pergunta, 85,6% dos maringaenses disseram que irão comparecer às urnas no domingo e 3,4% não irão. Outros 11% ainda não sabem se irão votar no primeiro turno, no dia 15..  


A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob protocolo nº PR-03292/2020. Para o levantamento foram realizadas 960 entrevistas individuais entre os dias 8 e 9 de novembro.  

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo