O prefeito Marcelo Belinati (PP) foi reeleito em primeiro turno e comandará Londrina até 2024. Belinati somou 175.331 votos e obteve quase 70% dos votos válidos. Pela primeira vez na história do município o atual prefeito consegue um segundo mandato consecutivo sem a necessidade do segundo turno. Boca Aberta (Pros) foi o segundo colocado, com 18.558 mil votos (7,27%), seguido de Junior Santos Rosa (Republicanos), com 16.7605 votos (6,5%).

Imagem ilustrativa da imagem Marcelo Belinati é reeleito com quase 70% dos votos em Londrina
| Foto: Roberto Custódio

Eleito em 2016 também de forma inédita no primeiro turno, Belinati agradeceu ao reconhecimento por parte da população londrinense e prometeu retribuir com muito trabalho. "Só tenho palavras de gratidão para os londrinenses e dizer que vou retribuir essa confiança com muito trabalho, da mesma maneira que fizemos nestes quatro anos", afirmou o prefeito, em entrevista coletiva concedida por volta das 20h15 desse domingo (15), ao lado de alguns assessores e secretários, quando a apuração do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda não havia sido finalizada, mas já apontava a vitória do progressista.

Os mais de 150 mil votos garantiram a Belinati a maior votação da história das eleições municipais em Londrina. Em 2000, Nedson Micheleti (PT) foi eleito em segundo turno com 153.400 votos e venceu a disputa com Barbosa Neto (PDT). Os números, acredita o prefeito, são uma consequência do que foi feito na primeira administração e aumentam a responsabilidade para o segundo mandato. "Isso me dá muito mais responsabilidade e vamos retribuir com trabalho, seriedade, planejamento e organização para a cidade continuar crescendo e se desenvolvendo", apontou.

Marcelo Belinati admitiu que ainda não tem uma definição sobre o novo secretariado e que possíveis mudanças serão discutidas em momento posterior. O prefeito elegeu questões como as reformas financeira e previdenciária da Caapsml (Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina), a continuidade de obras de estrutura e a reestruturação da saúde pública e a melhoria da educação como pontos principais do seu próximo mandato.

"É um trabalho que está encaminhado e que irá continuar. Desde as pequenas coisas, como desentupir um bueiro, cortar árvores, até aquelas essenciais para o desenvolvimento da cidade. Como a Cidade Industrial, que começa a ser construída nos próximos dias, a revitalização do Centro, com a reforma do Bosque e tantas outras ações. Sabemos que ainda há muito a fazer", frisou.

APOIO NA CÂMARA

Uma das bases de sustentação do primeiro mandato de Marcelo Belinati, o amplo apoio na Câmara Municipal, com aprovação de projetos polêmicos como o reajuste da planta de valores do IPTU, deve continuar a partir de 2021. Apesar de uma grande renovação nas cadeiras do legislativo, a base do executivo continuará forte, já que todos os partidos que integraram a coligação ao lado do PP estavam prestes a eleger vereadores até o fechamento da edição, garantindo a maioria absoluta a favor do executivo.

"Parto do principio de que todos que estão na vida pública estão para ajudar a cidade. Não consigo acreditar que alguém possa ir contra projetos de interesse em benefício da população, independente da sua posição política", comentou Belinati.

Questionado por vários dos seus opositores durante a campanha sobre um possível déficit nas contas do município, o prefeito rechaçou estas acusações e garantiu a transparência e o equilíbrio da administração municipal. "Londrina tem as contas mais equilibradas do Paraná, como nunca houve em outros períodos, e tem a prefeitura mais transparente do Brasil. Isso (acusações) fica por conta de política eleitoral, mas os dados comprovam o equilíbrio".