O índice de abstenção nas eleições 2020 chegou a 25,87% em Londrina. A porcentagem representa 97.289 eleitores que deixaram de exercer o direito ao voto. No total, 376.073 estavam aptos a participar da escolha do futuro prefeito e da composição da próxima legislatura na Câmara de Vereadores. Nas eleições municipais realizadas em 2016, o índice de abstenção em Londrina foi de 14,53%, o que representa a ausência de 51.330 eleitores.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 97 mil eleitores não participaram da votação em Londrina

Para o professor de Ética e Filosofia Política na UEL (Universidade Estadual de Londrina), Clodomiro Bannwart Júnior, os indicadores de 2020 refletem o impacto da Covid-19. Filas e aglomeração em algumas seções e horários de votação tornaram o processo eleitoral desafiador em meio ao cenário da pandemia.

"Esse ano nós tivemos eleições em vários países do mundo e que também sofreram esse mesmo impacto, um aumento da abstenção por uma questão de saúde pública, uma questão sanitária e o medo de de se contaminar nesses locais de votação, que geram, querendo ou não, um pouco de aglomeração. Mesmo com todos os cuidados que foram adotados, muitas pessoas acabaram optando por não votar, por não comparecer para preservar a própria saúde", avaliou.

Em Londrina, o temporal registrado na tarde desse domingo (15), a queda de energia em mais de 16,7 mil imóveis, árvores caídas, pontos de alagamento e outros danos também podem ter afastado os eleitores.

"Isso acaba afugentando muitas pessoas que haviam deixado para votar no período da tarde. Mesmo não tendo aqui dados empíricos que comprovem o impacto disso, é um elemento também a se levar em consideração", completou.

Na quantidade de votos brancos e nulos houve pouca oscilação. Apesar da queda em relação à disputa eleitoral de 2016, os 17.323 (6,21%) votos brancos e os 16.256 (5,83%) votos nulos registrados em 2020 poderiam fazer a diferença na composição da Câmara de Vereadores. Outros 14 mil eleitores destinaram o voto apenas ao partido, sem definir o candidato ao legislativo.

"Os votos brancos e nulos têm uma perspectiva de demonstrar, por parte do eleitorado, a insatisfação com os candidatos apresentados ou uma certa insatisfação com a própria composição atual e o andamento da política. Nesse ponto, nós mantivemos dados estáveis. Mas esse número de abstenções elevado somado com votos brancos e nulos poderia alterar a composição da Câmara Municipal, até porque o que se percebe é uma diferença muito pequena no número de votos entre os candidatos. A quantidade de votos poderia alterar não só a posição do candidato entre os mais votados, mas também o quociente eleitoral e a quantidade de votos conquistada pelos partidos, o que mudaria também significativamente a quantidade de vagas que cada partido poderia ocupar", destacou.

Neste ano, mais de 570 candidatos registraram a intenção de concorrer a uma das 19 vagas na Câmara de Londrina.

PARANÁ

Em Curitiba, o índice de abstenção foi de 30,18%. Mais de 407 mil eleitores deixaram de votar. Em Maringá, a 30,02% do eleitorado não participou das eleições, um total de 83.919 pessoas. Paranavaí registrou abstenção de 25,36% do eleitorado com 15.635 faltantes. Cerca de 54 mil eleitores (24,37%) não compareceram às seções em Cascavel.

A abstenção em Foz do Iguaçu foi de 23,06% do eleitorado. Ao todo, 42.279 pessoas deixaram de votar. Em Ponta Grossa, que realizará mais um turno para a escolha do prefeito, foram contabilizados 55.147 eleitores (23,02%) ausentes. Em Guarapuava, 21,77% dos eleitores aptos ou 27.651 eleitores deixaram de votar. Os dados estão disponíveis no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).