Imagem ilustrativa da imagem Londrina terá oito novos locais de votação nas eleições municipais de 2020
| Foto: Gina Mardones/6-10-2018

Os 376.073 eleitores londrinenses aptos a votar em 2020 foram divididos em 146 locais, distribuídos entre as quatro zonas eleitorais. Em relação às eleições de 2018, foram inaugurados oito novos locais de votação, sendo dois na zona norte, três na zona sul, um na oeste e dois no distrito de Lerroville. As novas opções, em parte, são para atender o crescimento de eleitores de 6,44% em comparação com as últimas eleições municipais.

O crescimento populacional nos condomínios da Gleba Palhano (zona sul) provocou a ampliação de dois novos locais de votação para as eleições municipais de 2020. Para o próximo pleito foi liberada a Faculdade Teológica Sul-Americana (Colégio P.G.D), que terá quatro sessões com 682 eleitores aptos a votar. Outra opção para o morador do Jardim do Louvre, na região da Gleba, é a Escola Municipal Professor Joaquim Pereira Mendes (Rua Guilherme Farel, 1000) com 12 sessões para 246 eleitores.

O Fórum Eleitoral de Londrina gradativamente já vinha ampliando os locais de votação na região dos condomínios verticais e horizontais da zona sul. Após as eleições municipais de 2016, foi inaugurado como local de votação a Escola Premier (R. João Wyclif, 530), que recebeu 3.821 eleitores. Também para atender o crescimento populacional da região sul já haviam sido introduzidas pela Justiça Eleitoral sessões na Faculdade Pitágoras em 2013 e Unopar Catuaí em 2007.

Já para atender outra parte da região sul, em 2019 a Escola Educacional Maf (Rua Jordânia,149), no Jardim Igapó, ganhará uma única sessão. Na zona oeste o novo local de votação é a Escola Municipal Santos Dumont, localizada na Vila Industrial (R. Michael Faraday,94), que terá apenas uma sessão de votação, ou seja, uma urna.

Na zona norte, que pertence à maior região de eleitores, a 157ª ZE (zona eleitoral) terá como novo local de votação a Escola Municipal Professora Jovita Kaiser (Jardim Alto da Boa Vista), com nove sessões. Os moradores da zona norte também foram distribuídos em 10 sessões liberadas em 2019 no Colégio Estadual Professor Carlos Pinotti, no Jardim dos Pássaros. Em 2018, a região do Vista Bela já foi beneficiada com um local de votação, no Colégio Estadual Vista Bela, com 14 sessões.

O distrito de Lerroville ganhou dois novos locais de votação. Até as eleições de 2018, a localidade tinha apenas dois pontos de votação. Os 205 eleitores do assentamento Eli Vive 1 devem votar na Escola Municipal do Campo Trabalho e serão distribuídos em cinco sessões. Já os moradores do assentamento Eli Vive 2 terão três novas sessões para 92 eleitores na Escola Municipal Campo Egídio Domingos Brunetto.

Serviço:

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 15 de novembro, com horário ampliado: das 7 da manhã às 17h, com uma hora a mais que o convencional para diminuir aglomerações. Para consultar seu local de votação, o eleitor precisa entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br), na seção local de votação, informando nome completo ou CPF, data de nascimento e nome da mãe.