A tendência de que as eleições em Londrina sejam decididas em primeiro turno aumentou. De acordo com a segunda pesquisa realizada pelo Instituto Multicultural, em parceria com a FOLHA e a Rádio Paiquerê 91,7, nesta sexta-feira (30), o atual prefeito, Marcelo Belinati (PP), tem 60,5% das intenções de votos válidos, no cenário atual, quando os nomes dos candidatos foram listados. Em segundo lugar, permanece o deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (PROS), que marcou 17,8%. Em relação ao cenário anterior, divulgado no dia 7, Belinati cresceu 7,5%, enquanto seu principal oponente caiu 10,7%, como aponta a segunda fase da consulta popular. “Em comparativo com a fase um, que foi medida antes do horário eleitoral gratuito em rádio e TV, observo que a maioria dos candidatos mantiveram os índices ou cresceram. Apenas um candidato teve uma queda significativa, que foi o Boca Aberta”, detalhou Edmilson Vicente Leite, diretor estatístico do estudo.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina deve resolver eleições no primeiro turno, aponta nova pesquisa
| Foto: Roberto Custódio/18-9-2020

A tendência de queda única para Boca Aberta é explicada a partir de outro levantamento da pesquisa, que questiona, independentemente da opinião do entrevistado, quem a pessoa acreditaria que iria ganhar. “O eleitor tem esse comportamento: acreditando que o candidato não tem possibilidade de ganhar, começa a migrar para outros. Isso fica claro porque o deputado teve um decréscimo, que foi distribuído para os demais”, analisou Leite. Boca Aberta, que teve a campanha impugnada e está recorrendo no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), manteve a marca de candidato com a maior rejeição, com 39,6%. Antes, ele havia marcado 40,9%. Já o índice do prefeito, que antes era de 5%, passou para 7,3%.

Os demais candidatos não ultrapassaram 4,8% dos votos válidos, marca registrada pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSB), que aparece empatado tecnicamente com o vereador Junior Santos Rosa (REPUB) e Márcio Stamm (PODE), ambos com 4,4%. O ex-prefeito Barbosa Neto (PDT) teve 3,5%; Carlos Scalassara (PT), 2,1 %; o delegado Águila Misuta (MDB), 1,2 %; Alvaro Júnior (PV), 0,9 %, e Márcio Sanches (PCdoB), 0,4%. O trabalho de campo foi realizado entre segunda-feira (26) e quarta-feira (28), quando ouviu 864 pessoas em diversos bairros da cidade. Os resultados têm margem de erro de 3% para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

Apesar do cenário que indica que os londrinenses podem ter que ir às urnas somente uma vez, o diretor do estudo alerta que no mesmo período, nas últimas eleições em 2016, a tendência era igual e a situação acabou sendo alterada na contagem dos votos. “O resultado deste estudo não quer dizer que o prefeito está reeleito. Naquela época, em setembro, há menos de um mês das eleições, ele tinha 64% dos votos válidos, e o prefeito na ocasião, Alexandre Kireeff, entrou na campanha. O índice de Belinati chegou a 51,7%”, lembrou Leite, sobre a variação que ocorreu. Para ele, novos fatos podem alterar o resultado do pleito. Em 2016, Belinati venceu no primeiro turno. “É claro que se não tivermos nenhum advento, a tendência é a eleição do prefeito Marcelo Belinati. Mas, por históricos anteriores, nada está definido”.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina deve resolver eleições no primeiro turno, aponta nova pesquisa
Imagem ilustrativa da imagem Londrina deve resolver eleições no primeiro turno, aponta nova pesquisa
Imagem ilustrativa da imagem Londrina deve resolver eleições no primeiro turno, aponta nova pesquisa

INDECISOS

Se analisados os dados brutos, ainda na pesquisa em que os nomes são sugeridos para o eleitor, o que se aponta é que há um número expressivo de eleitores que podem ser conquistados pelos candidatos. Isso porque 13,2% das pessoas indicaram que não sabem em quem vão votar e 6,9% declararam voto branco ou nulo. Com isso, Belinati tem 48,3% do total e Boca Aberta, 14,2%. O terceiro lugar tem um empate triplo, com Tiago Amaral com 3,8% e Junior Santa Rosa e Márcio Stamm, ambos com 3,5% cada. Correndo por fora estão Barbosa Neto – que teve a campanha impugnada e está recorrendo –, com 2,8%; Carlos Scalassara (PT), 1,7 %; Delegado Águila Misuta (MDB), 1,0 %; Alvaro Júnior (PV), 0,7 %, e Márcio Sanches (PCdoB) com 0,3 %. O cenário em que os eleitores dizem espontaneamente seu voto está exposto nos gráficos desta matéria.

O voto do londrinense, inclusive, já começa a se consolidar. A pesquisa do Instituto Multicultural aponta que 59% das pessoas ouvidas garantem que o voto já está definido, enquanto 41% dizem que ainda podem mudar de opinião. Questionados ainda se pretendem votar no dia 15 de novembro, 80,6% disseram que sim e 10,1% que não sabem. A cidade tem 376.073 eleitores, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), divididos em quatro zonas. A pesquisa foi registrada sob o nº PR-08196/2020.