Arrecadação do IPTU em debate

Os desembargadores do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) negaram o recurso da campanha do prefeito Marcelo Belinati (PP) que pediu para impedir a veiculação de peça publicitária de Márcio Stamm (PODE). O conteúdo da propaganda se trata de questionamento da destinação de valores aproximados de R$ 385 milhões arrecadados com o IPTU. “Foi uma decisão esperada, já que em nenhum momento houve ofensa ao prefeito, mas sim fiz um questionamento sobre o que foi feito do dinheiro arrecadado com o IPTU depois do aumento brutal do imposto que foi perpetrado por esta administração. Passados mais de 20 dias do questionamento, até agora o prefeito não veio a público para explicar”, afirmou Stamm. A FOLHA procurou a campanha de Belinati, que afirmou que não iria se pronunciar sobre o tema.

Faroeste caboclo

A tradicional feira do Cincão, programa obrigatório para candidatos de plantão (e de ocasião), esteve mais movimentada no último domingo. Dois dos principais rivais na disputa pela prefeitura de Londrina – o deputado federal Boca Aberta (Pros) e o deputado estadual Tiago Amaral (PSB) - se desentenderam em meio ao corpo a corpo com eleitores. Segundo testemunhas, houve xingamentos, bate-boca e quase vias de fato entre correligionários de um e de outro. Além, claro, de muita aglomeração.

Promessa de campanha

Entre as promessas feitas por um candidato à prefeitura de Londrina em sua propaganda eleitoral na TV está uma que jamais dependerá dele para se concretizar: colocar o Londrina na Série A do Brasileiro. Primeiro porque o político não joga, segundo porque não cabe ao poder público municipal injetar dinheiro em clube de futebol profissional. Claro que o candidato pode, uma vez eleito, se mobilizar para que a iniciativa privada apoie o Tubarão, ainda que o clube tenha renovado o contrato de parceria com a SM Sports por mais cinco anos. Mas, como diria o filósofo esportivo, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.