Imagem ilustrativa da imagem Em Cambé, "santinhos" são derramados no entorno de escolas
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), eleitores estão descontentes com a sujeira nas ruas da cidade, principalmente no entorno de locais de votação. Durante a madrugada, foram derramados “santinhos” de candidatos a vereador. Na maioria dos casos, os panfletos são de um mesmo candidato. Na escola estadual Maestro Andréa Nuzzi, no jardim Castelo Branco, os folhetos estão por toda a calçada da unidade e em frente a um condomínio.

Na escola municipal Padre Symphoriano Kopf, no jardim Santo Amaro, o problema se repete, porém, em menor quantidade. Para a dona de casa Elizabete Tardiolle Manfre, este tipo de atitude é um desrespeito à população e à cidade. “Da minha casa até a escola está tudo cheio e do mesmo candidato. Emporcalha a cidade”, constatou.

Conforme a lei das eleições, o descarte de material gráfico em via pública configura como propaganda eleitoral irregular e, dependendo da situação, pode se caracterizado também como boca de urna. A multa pode chegar a R$ 8 mil.

O município tem mais de 70 mil eleitores e neste ano conta com seis candidatos na disputa pela cadeira de prefeito para o próximo quadriênio. Com exceção dos “santinhos”, a votação tem transcorrido com tranquilidade, com algumas filas, mas sem longas esperas. “Sempre voto mais cedo porque é mais rápido. Estão respeitando as regras de segurança. O voto é importante para ver se melhora a vida do cidadão”, ressaltou o vendedor Belarmino Dantas da Silva.