Em Assaí, ex-prefeitos entram na disputa eleitoral
Entre os seis candidatos que concorrem à prefeitura do município, dois já ocuparam o cargo anteriormente; prefeito atual concorre à reeleição
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de outubro de 2020
Entre os seis candidatos que concorrem à prefeitura do município, dois já ocuparam o cargo anteriormente; prefeito atual concorre à reeleição
Micaela Orikasa - Grupo Folha
A experiência dos eleitores em Assaí (Região Metropolitana de Londrina) com as administrações passadas pode dar o "tom" na escolha do próximo prefeito do município. Dois dos seis candidatos à prefeitura nas eleições 2020 já ocuparam a cadeira do poder executivo anteriormente. Ao todo, 12.275 pessoas deverão ir às urnas no dia 15 de novembro.
Neste ano, a corrida pelo cargo tem o dobro de candidatos em comparação com as eleições de 2016. O atual prefeito e ex-carteiro, Acácio Secci, vai tentar se reeleger pelo PSB. Além dele, outros dois candidatos têm experiência no cargo.
Luiz Alberto Vicente (Pode), conhecido como "Luiz Mestiço", já foi prefeito em 2012 e também disputou a eleição para prefeito em 2016 e 2004. Michel Angelo Bomtempo, o "Tuti", que concorre agora pelo PSD, também foi eleito prefeito em 2008. Ele já havia disputado o cargo em 2004.
Eduardo Antônio Guadagnin (PDT) também entrou na disputa pelo cargo de prefeito em 2004 e 2012. Nas eleições de 2008, ele saiu como vice-prefeito de Silverinho pelo PSL.
Dois nomes aparecem pela primeira vez nas eleições para prefeito de Assaí: Jorge Pires Correa (Republicanos), empresário e candidato a vereador em 2008, e Antonio Menegildo Gavião Manoel (MDB), advogado e vereador atualmente.
Disputa acirrada
Nas eleições de 2016 para prefeito de Assaí, o carteiro Acácio Secci e Luiz Mestiço encararam uma disputa acirrada e Secci acabou vencendo com 140 votos a mais. Foram 5.160 votos (50,48%) contra 5.020 (49,11%) dos 10.221 votos válidos.
À época, a FOLHA conversou com o prefeito eleito, que contou com o apoio de um grupo de professoras que decidiu participar ativamente da política partidária. Ele já havia sido candidato a vereador pelo PSDB por duas vezes.