Em um ano em que a pandemia de Sars-Cov-2 prevaleceu nas pautas dos municípios, os prefeitos eleitos de Apucarana e Ivaiporã, no Vale do Ivaí, também elegeram a saúde como uma de suas maiores prioridades. Sebastião Ferreira Martins Junior, o Junior da Femac (PSD), prefeito reeleito de Apucarana, vê o segundo mandato com muita responsabilidade. Na eleição anterior ele havia sido eleito na chapa de Beto Preto como vice-prefeito e acabou herdando o cargo de chefe do Executivo quando Preto assumiu a Secretaria de Estado de Saúde no ano passado. Além de Junior, outros 13 prefeitos dos municípios que integram a região do Vale do Ivaí foram reeleitos (veja a lista nesta página).

Imagem ilustrativa da imagem Eleitos de Apucarana e Ivaiporã devem focar na melhoria da saúde
| Foto: Marcos Zanutto/5-9-2019

“Vamos modernizar cada vez mais a saúde. Temos a Farmácia 24 horas, que atende de domingo a domingo. A exemplo dela, vamos implantar outros projetos semelhantes e modernizar cada vez mais a saúde”, destacou. Até setembro deste ano a Farmácia 24 Horas, Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, havia atendido mais de 30 mil pessoas e entregado cerca de 1,3 milhão de medicamentos. “Vamos fazer tudo isso acontecer, sempre com austeridade administrativa. Temos que sempre ter um olho nas finanças do município”, disse. "Também vamos fazer vias rápidas integrando as áreas urbanas de Apucarana a Pirapó e Vila Reis, que são os maiores distritos. As duplicações feitas neste mandato serão transformadas em avenidas integradas com a malha urbana, com a implantação de calçadas, ciclovias e iluminação central.”

Junior ressaltou que a cidade possui indústrias diversificadas. “Fabricamos desde caixa de som, vidros blindex, e botas sete léguas. Na área têxtil vamos criar a feira da marca própria para ter comercialização aqui também. Somos fortes na agroindústria e logística e vamos aproveitar essa vocação”, apontou.

Imagem ilustrativa da imagem Eleitos de Apucarana e Ivaiporã devem focar na melhoria da saúde
| Foto: Folha Arte

IVAIPORÃ

O empresário Luiz Carlos Gil, ou simplesmente Carlos Gil (PSD), que governou a cidade entre os anos de 2013 e 2016, retornará ao cargo em 2021. Segundo ele, desta vez o foco será nas pessoas. “Na campanha apresentei 155 propostas, mas as principais serão as voltadas à área da saúde. Meu plano imediato é realizar mutirões para zerar a fila de exames médicos. Ivaiporã está em uma situação difícil nesse quesito. Vamos implantar o agendamento de consultas por aplicativos e um centro de especialidades médicas. Vamos compor novamente as equipes do PSF (Programa Saúde da Família). São medidas fortes que serão aliadas ao projeto de criação do centro dia, voltado ao idoso, que funcionaria como se fosse uma creche do idoso”, adiantou.

O prefeito eleito também disse que quer retomar a realização da Expovale, que a foi a maior feira agropecuária e industrial do Vale do Ivaí, mas que deixou de ser realizada há dez anos, depois que o terreno foi doado para a implantação do IFPR (Instituto Federal do Paraná). Carlos Gil ressaltou que no mandato anterior criou os parques industriais um e dois com 50 lotes e só oito estão ocupados. “Lá fiz cinco barracões industriais e a meta é dobrar", apontou.

VEREADORA MAIS VOTADA

A ex-secretária de Ação Social Gertrudes Bernardy foi a vereadora mais votada de Ivaiporã, com 1.059 votos. “A cidade entendeu que é necessária a renovação e é o reconhecimento de todo trabalho que desenvolvi na assistência social. É a primeira vez que sou eleita”, afirmou.

“A meta é apoiar os projetos do Carlos Gil. Já fiz reunião com outros vereadores eleitos e no primeiro momento houve entendimento para que eu ocupasse a presidência para fazer um trabalho diferente”, destacou. No pós-pandemia ela ressaltou que o importante é capacitar as famílias para tirá-las da condição de vulnerabilidade social. Gertrudes ressaltou que os cuidados e a prevenção funcionam e a campanha dela de casa em casa é um exemplo disso. "Nos cuidamos o tempo todo."