Cidades da região têm problemas com urnas e ausência de mesários
Temporal em Lupionópolis deixa boa parte do município sem energia
PUBLICAÇÃO
domingo, 15 de novembro de 2020
Temporal em Lupionópolis deixa boa parte do município sem energia
Vitor Ogawa - Grupo Folha
O temporal que atingiu a região Norte do Estado nesta tarde de domingo (15) provocou queda de energia em boa parte do município de Lupionópolis (Região Metropolitana de Londrina), o que pode comprometer o restante da votação na cidade. O chefe do cartório de Centenário do Sul, Clovens José Garib do Amaral, que também atende Lupionópolis, relatou que 80% do município ficou às escuras. “As urnas estão funcionando com baterias e teoricamente tem capacidade para suportar oito horas”, destacou. Ele estimou que as baterias sejam suficientes para suportar até o fim da votação, 17h, e disse estar torcendo para que a energia retorne logo. Segundo Amaral, a maior preocupação é no Colégio Estadual Machado de Assis, que tem 2,2 mil eleitores.
ROLÂNDIA
Em outros municípios da Região Metropolitana de Londrina contatados pela reportagem, além de problemas nas urnas eletrônicas a ausência de mesários foi um outro entrave no processo eleitoral. Em Rolândia, o chefe do cartório, Mário José Bannwart, relatou falhas em duas urnas eletrônicas - no colégio Padre José Hérions e na faculdade Faccar. Por lá, foram registradas 60 pessoas faltosas que deveriam trabalhar como mesários. Bannwart explicou que foram acionados os voluntários que estavam no cadastro da Justiça Eleitoral para substitui-los. No município, foram registradas três prisões pela Polícia Militar por boca de urna. Após serem lavrados os termos circunstanciados, os detidos foram liberados.
CAMBÉ
Em Cambé, a chefe de cartório da 78ª Zona Eleitoral, Camila Garcia, relatou que não houve problemas com as urnas eletrônicas, mas 25 mesários faltaram e foram prontamente substituídos. Ela revelou que cinco pessoas foram detidas pela prática de boca de urna.
IBIPORÃ
Em Ibiporã, houve problemas nas urnas das seções 42, 170, 176 e 76. Todas foram substituídas. O cartório ainda não fez levantamento da quantidade de mesários faltosos.
SERTANÓPOLIS
Em Sertanópolis, a juíza Karina de Azevedo Malaguido relatou que nenhuma urna teve de ser trocada. Alguns mesários faltaram, cerca de 30, e tiveram de ser substituídos. Não houve registros de crimes eleitorais até o momento.
ASSAÍ
O chefe do cartório eleitoral de Assaí, Leandro Cruz, que também atende os municípios de Nova América da Colina e Amoreira, no Norte Pioneiro, relatou que não houve problemas com urnas eletrônicas e que aproximadamente oito mesários teriam faltado e foram prontamente substituídos. Ele informou que houve uma ocorrência de boca de urna no município de Nova América da Colina.
O chefe de cartório da 67ª Zona Eleitoral, Fábio Pereira Lima De Souza, que atende os municípios de Astorga, Iguaraçu e Pitangueiras, destacou que apenas uma urna eletrônica apresentou problema e que bastou reiniciá-la para que voltasse a funcionar. Segundo ele, duas pessoas foram detidas sob a acusação de compra de votos.