Os candidatos que disputam a chefia da Prefeitura de Londrina com Marcelo Belinati (PP) analisaram que a pesquisa de intenção de votos para a eleição do dia 15 de novembro ainda pode mudar de panorama. A principal razão é que a campanha de rádio e televisão só começará na sexta-feira (9) e só então os nomes estarão em mais evidência e o debate público sobre os temas será iniciado. O trabalho estatístico foi elaborado pelo Instituto Multicultural, em parceria com a FOLHA e a Rádio Paiquerê 91,7. Os resultados foram conseguidos de forma estimulada, ou seja, os nomes dos concorrentes foram apresentados e o número de indecisos chegou a 18,5%. Líder na intenção de votos, Belinati é citado por 43,2% das 720 pessoas entrevistadas. Na pesquisa estimulada considerando os votos válidos, o prefeito teve 53%, contra 28,5% de Boca Aberta. Belinati não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Imagem ilustrativa da imagem Candidatos de Londrina comentam pesquisa pela disputa da prefeitura
| Foto: Roberto Custódio/26-1-2020

Em segundo lugar, o deputado federal Boca Aberta (Pros) disse acreditar que o seu eleitorado seja maior, apesar de receber positivamente o resultado de 23,2%. “A pesquisa só vem coroar o grande trabalho que a gente vem fazendo em Londrina. Sou o único deputado que tem um gabinete na periferia para atender o povo. Não acredito nesse número, penso que esteja até maior, mas, enfim, quem fez a pesquisa sabe o que está fazendo. Esse número está colocando a gente no segundo turno”, afirmou à FOLHA. A pesquisa ainda aponta Boca Aberta como o candidato com maior rejeição, com 40,9%.

Já o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT) apareceu em terceiro lugar, com 4,1% das intenções, e questionou a proporção apontada. “Acho que tenho outros números, já conhecemos essa pesquisa, essa metodologia. Já estou nesse meio há algum tempo e, quando se vê uma rejeição de um prefeito com 5%, parece que só falta canonizá-lo. Minha rejeição é baixa e vejo a pesquisa como um retrato desse momento. Somente na última semana que acontece a consolidação do voto”, explicou.

DEBATE

O deputado Tiago Amaral (PSB) pontuou 3,6% e afirmou agora que a cidade poderá debater seus temas depois de quatro anos. “Vejo o resultado de uma forma muito positiva porque, mais que o percentual apontado, estou à frente de duas candidaturas de quem já disputou a prefeitura e de outra que está sendo questionada (Boca Aberta). Para quem nunca disputou uma eleição municipal, este panorama é positivo”, apontou Amaral, que vê a possibilidade de estar em segundo lugar na pesquisa, empatado com Barbosa. “A partir de agora, a exposição será grande. A campanha está começando e proporcionará o debate sobre a cidade e seu futuro”, disse.

Nome indicado pelo PT para concorrer à prefeitura, o advogado Carlos Scalassara recebeu 2,3% das intenções na pesquisa eleitoral com ânimo. “Eu nunca participei de eleições. Ocupei cargo público há 16 anos e percebo que a situação está positiva. O percentual é expressivo e, como tenho propostas bem trabalhadas e construídas com o apoio de 27 grupos, as pessoas vão entender a proposta e apoiar com voto”, afirmou.

ÚLTIMOS

O empresário Márcio Stamm (Podemos), com 0,9%, lembrou que não segue carreira política. “Estamos iniciando nosso trabalho. Estive por três anos na chefia de gabinete do prefeito Alexandre Kireeff, trabalhando sempre de forma discreta para a cidade. Sei que vamos crescer e muito à medida que a população nos conhecer”, acrescentou.

Já o sociólogo Márcio Sanches (PCdoB) tem 0,5%. “Pesquisa é uma fotografia do momento e quem está na frente tem grande visibilidade. As definições se dão mais na reta final”, concluiu. A mesma porcentagem tem o empresário Alvaro Júnior (PV). “A campanha não começou e já aparecemos, mesmo que em último lugar. Ainda nem começamos a trabalhar”, afirmou.

A FOLHA procurou o vereador Junior Santos Rosa (Republicanos), – sexto com 1,8% –, e o Delegado Aguila Missuta (MDB) – sétimo, marcando 1,8% das intenções –, mas eles não responderam até o fechamento desta edição. (Colaborou Guilherme Marconi)