Imagem ilustrativa da imagem Candidatos de Cascavel priorizam economia na gestão pública
| Foto: iStock
Imagem ilustrativa da imagem Candidatos de Cascavel priorizam economia na gestão pública
| Foto: iStock

Na tentativa de sua reeleição como prefeito de Cascavel (Oeste), Leonardo Paranhos (PSC) tem focado seu trabalho no atual mandato e afirma manter as atenções voltadas para o combate à pandemia da Covid-19. “Tenho dividido meu tempo dando prioridade absoluta à minha função, por respeito ao eleitor e para não deixar a cidade sem comando”, afirmou à FOLHA. A campanha eleitoral tem sido feita no intervalo do almoço e à noite. Para conquistar os eleitores, ele defende o que fez até agora. “Estamos entre as dez cidades do estado que mais ofertaram empregos durante a pandemia. Quero trazer novas empresas. Ainda planejo ampliação da abertura de vagas de atendimento na saúde básica. Antes eram 50 e hoje já são 80”, promete.

Imagem ilustrativa da imagem Candidatos de Cascavel priorizam economia na gestão pública
| Foto: iStock

Como oposição, outros sete candidatos buscam conquistar o eleitor com as mais diversas propostas para o município de cerca de 332 mil habitantes. A saúde, em meio ao grave momento que o mundo atravessa com a disseminação do coronavírus, lidera a lista entre as prioridades. A redução dos custos da administração municipal e a gestão econômica do pós-crise também listam entre as medidas ofertadas pelos prefeitáveis em Cascavel. O jornalista Carlos Moraes (Avante) planeja transformar as 14 atuais secretarias em oito, criando uma secretaria geral. “Servidores de serviços não essenciais vão passar a trabalhar em home office. Quero reforçar a fiscalização para acabar com irregularidades”, avisa. Moraes pretende ainda trocar os “comboios da saúde” por ambulâncias do Samu e reestruturar a Guarda Municipal.

TRANSPARÊNCIA

Pelo Patriota, o deputado federal Evandro Roman também está na disputa. Ele afirma que sente nas ruas o sentimento de frustração da população pela atual administração. Seus planos têm como bases fundamentais a geração de empregos, a melhoria na Saúde e Educação, além do desenvolvimento na área de tecnologia. “A prioridade é adotar um plano para socorrer pequenos empresários e trabalhadores informais que sofreram com a pandemia. Nossa proposta é desenvolver ações que possam ajudar a recuperar a economia local, incluindo a criação de um fundo para oferta de microcréditos”, detalha o ex-árbitro de futebol.

Deputado estadual, Márcio Pacheco (PDT) tem o combate à corrupção como base do seu discurso. “Meu propósito é enfrentar a prática às irregularidades com muita transparência. Paralelamente tão danoso para a sociedade é o mau uso do orçamento. Vamos implementar ações para zelar pelo dinheiro público para que ele seja investido naquilo que é prioridade”, explica. Ele ainda afirma que, apesar do gasto com a saúde, a população tem dificuldade para marcar consultas e ter acesso a medicamentos. Já na economia, além da agricultura, deseja reforçar a industrialização.

O advogado Juarez Berté (DEM) promete ser o guardião do dinheiro público e ter como foco a saúde e a educação. Seu projeto de governo prevê a criação de núcleo de médicos especialistas e a implantação de atendimento por meio da telemedicina. “A ideia é que as pessoas tenham mais agilidade para serem atendidas. Teremos profissionais disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana”, explica. Ele ainda garante que irá acabar com o déficit nas creches e que a futura nova frota de ônibus terá ar-condicionado e internet sem fio.

MERCADO

Com uma orientação à esquerda, o professor universitário Paulo Porto (PT) quer garantir o piso nacional para os professores municipais e criar lei que obrigue o município a comprar produtos da agricultura familiar para merenda escolar. “Medidas que valorizam o servidor municipal e garantem renda e dinheiro no bolso do pequeno agricultor são prerrogativas do prefeito”, afirma. Ainda para o agricultor local, Porto deseja inaugurar um Mercado Municipal para os produtos da região, assim como elaborar um Fundo Municipal de crédito para os pequenos e microempreendedores.

Candidato do PRTB, Major Arsênio é defensor de uma plataforma de governo baseada na segurança social. Seu projeto fundamental é criar um ambiente favorável a uma real industrialização de Cascavel. Ele ainda pretende reduzir o tamanho da administração. “Minha primeira medida será exonerar todos os que ocupam cargos comissionados e substituí-los por funcionários próprios de carreira. Ainda vamos reduzir em 20% o salário dessas funções”, diz. A FOLHA ainda procurou a candidata do PP, Inês de Paula, mas ela não respondeu às questões propostas até o fechamento desta edição.