Belinati e Amaral terão o maior tempo no horário eleitoral
A FOLHA ouviu os 10 candidatos sobre a expectativa com o espaço reservado na propaganda no rádio e televisão que começa hoje
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de outubro de 2020
A FOLHA ouviu os 10 candidatos sobre a expectativa com o espaço reservado na propaganda no rádio e televisão que começa hoje
Guilherme Marconi - Grupo Folha
Os dez candidatos a prefeito de Londrina começam hoje a tentativa de atrair os eleitores por meio das propagandas eleitorais de rádio e TV. E eles apostam nessa estratégia tão tradicional em épocas de campanha para conquistar os votos. Os programas serão veiculados até 12 de novembro, três dias antes da realização do primeiro turno das eleições municipais.
Com seis partidos na coligação, o candidato à reeleição Marcelo Belinati (PP) ficou com a maior fatia do horário eleitoral: 2 minutos e 32 segundos; seguido do deputado Tiago Amaral (PSB), que terá 2 minutos e 1 segundo. Ou seja, ambos somados terão cerca de 45% do tempo em cada um dos dois blocos diários de 10 minutos, tanto no rádio quanto na televisão. Na sequência, o terceiro maior espaço é do candidato Junior Santos Rosa (Republicanos), com 1 minuto e 44 segundos, que montou coligação com o PSL, segundo maior partido na Câmara dos Deputados. O quarto maior tempo será de Carlos Scalassara (PT), partido com mais cadeiras no Legislativo federal.
ABORDAGEM
Além do maior tempo nos dois blocos diários, as maiores coligações ganham mais inserções durante a programação. A coligação Londrina por Quem Entende de Londrina (PP/PSDB/PL/PTB/Patriota e Solidariedade), de Belinati, terá direito de 593 spots ao longo do período.
Até as vésperas do primeiro turno a coligação Londrina Forte de Novo (PSB/PSD/PSC e DEM) terá 745 inserções para o candidato Tiago Amaral. "O tempo de televisão é importante para poder debater um projeto profundo que construímos ao longo de quatro anos com lideranças sociais e o setor produtivo. Esse tempo será fundamental para o eleitor tomar decisão do voto. Sem tempo seria mais difícil competir com o candidato que tem a máquina pública", citou o deputado estadual.
Já a Coligação Londrina acima de tudo, Deus acima de Todos (PSL, Republicanos e Avante) poderá divulgar o candidato em outras 511 oportunidades. As ideias de Carlos Scalassara, que será candidato em chapa pura, poderão ser vistas e ouvidas em outros 322 spots. "O tempo de um minuto é pouco, mas faremos o possível para ser eficientes. Nos primeiros programas eu me apresento e comunico o eixo das minhas propostas, que é de vida digna para Londrina", disse o advogado.
Segundo colocado na pesquisa do Instituto Multicultural, Boca Aberta (Pros) minimiza o impacto dos 14 segundos no horário eleitoral. "Cassaram tudo, até nosso tempo na televisão, mas não acho que seremos prejudicados. Temos um nome forte, sobretudo na periferia da cidade. O horário eleitoral não será uma determinante para conquistar o eleitor ou perder. "
O ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), que teve o mandato interrompido em 2012 pela cassação na Câmara Municipal, diz que deverá explorar os 36 segundos diários para passar seu passado a limpo. "Mostrar à população que fomos inocentados de todos os processos. Vamos traçar um comparativo com líderes nacionais que foram incompreendidos no seu tempo." O PDT de Barbosa Neto terá 181 inserções.
Os demais partidos terão entre 51 e 165 oportunidades nos intervalos comerciais. O empresário Marcio Stamm (PODE) adianta que irá apresentar as principais ideias nos 33 segundos e chamar o eleitor para acessar o detalhamento das propostas nas redes sociais. Segundo ele, o Podemos quis evitar amarras políticas. "Até mesmo porque nós não focamos na ampliação de apoios partidários. Não temos apoio de nenhum dos partidos com vereadores eleitos."
Candidato do PCdoB, o sociólogo e publicitário Marcio Sanches afirmou que compensará a desvantagem nas redes sociais. "Uma maneira de mostrar melhor a proposta. E esperamos que a imprensa tradicional abra mais o espaço. E ela tem feito uma boa cobertura", avalia.
Com o menor espaço entre os postulantes com 10 segundos, Alvaro Loureiro Junior (PV) diz que as redes sociais e as mídias locais têm dado espaço igualitário aos dez prefeituráveis. "A mídia não tem feito essa distinção. Apostamos nisso: na mídia, redes socais e a sola de sapato; mesmo na 'larterninha' nós vamos chegar ao segundo turno".
Os candidatos Delegado Aguila Misuta , Junior Santos Rosa e Marcelo Belinati foram procurados, mas não comentaram o tema.
INSERÇÕES
A propaganda gratuita começa nesta sexta-feira (9), com dois horários no rádio: 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na televisão os candidatos vão se apresentar aos eleitores das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. O tempo foi distribuído pela 157ª Zona Eleitoral de Londrina com base na legislação eleitoral. Segundo a regra, 10% do tempo são distribuídos igualitariamente para todos partidos. Os demais 90% do total são veiculados proporcionalmente - quanto mais deputados tiverem o partido ou coligação mais tempo terão seus candidatos. No caso de coligação para eleições majoritárias, é o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem.
Os blocos de prefeitos serão transmitidos segundas, quartas e sextas-feiras. Já os candidatos a vereador irão aparecer às terças, quintas e sábados, até o dia 12 de novembro.