Imagem ilustrativa da imagem VIVA BEM - Gorduras do bem
| Foto: Foto: Gina Mardones
Produto é indicado para todos os tipos de pessoas, incluindo vegetarianos e quem se preocupa com uma boa alimentação
Imagem ilustrativa da imagem VIVA BEM - Gorduras do bem



Em busca de saúde e mais qualidade de vida, muitas pessoas têm optado pelas manteigas vegetais. Feitas com coco ou com oleaginosas, como castanha-do-pará, amêndoas, amendoins e outras, elas garantem dose diária de "gordura boa" e muito sabor.

Segundo a nutricionista Priscylla Cristal Volpi Persuhn, da Benni Alimentos, essas manteigas "são ricas em gorduras boas, que protegem o coração, têm um efeito anti-inflamatório, são antioxidantes com propriedades anticancerígenas, proporcionando uma série de benefícios a saúde quando inseridas diariamente na alimentação."

Com exceção das pessoas alérgicas a alguns dos ingredientes, as manteigas vegetais são indicadas para todos os tipos de pessoas, incluindo vegetarianos e aqueles que se preocupam com uma boa alimentação. Extremamente saborosas, mas também calóricas, a nutricionista indica que em média, a recomendação diária de consumo para um adulto é de uma colher de sopa, variando de acordo com o tipo de oleaginosa, entre outros. "É sempre importante consultar o seu nutricionista", diz.

E não é somente acompanhando pães e torradas que as manteigas vegetais podem ser consumidas. "Elas podem ser utilizadas para passar em pães, bolachas, torradas, bolos, para a elaboração de cookies, brownies, pães, molhos, patês e uma infinidade de delícias, é só usar a imaginação", explica Priscylla.

Ghee
Além das manteigas vegetais, a tradicional manteiga derivada do leite também tem se tornado opção para muitas pessoas. "A manteiga é um alimento de origem animal produzida através da nata do leite batida. Além de mais saborosa, possui várias propriedades benéficas, contém ácido butírico (excelente para a saúde intestinal e metabólica), vitamina A, é rica em cálcio, ajuda a prevenir artrite e osteoporose e doenças na tireoide. Já a margarina, é um alimento de origem vegetal produzida através da incorporação de moléculas de hidrogênio às de gordura, em sua maioria contém gordura trans, que é quase igual ao plástico!", alerta a nutricionista.

Para quem deseja consumir uma manteiga ainda mais pura, a manteiga ghee, também conhecida como manteiga clarificada, se torna uma opção. Na Índia a ghee é usada há milhares de anos, tanto como alimento quanto em tratamentos medicinais.

"A ghee é uma manteiga clarificada, feita através do aquecimento e coação da própria manteiga (sem sal), onde toda água é evaporada e os elementos sólidos, toxinas da gordura do leite e lactose são completamente extraídos. Seus benefícios vão muito além da manteiga original, é um alimento regenerador e rejuvenescedor, que aumenta a força e a expectativa de vida, possui diversas propriedades medicinais, é benéfica para o fígado, para inflamações gastrointestinais, combate úlceras, aumenta o sistema imunológico, entre outros", explica Priscylla.

A nutricionista explica que também é possível usar a ghee em massagens, sendo um excelente hidratante, além de ser um tônico que regenera e fortalece os fluidos. É indicada para todos os tipos de pessoas, pois além das inúmeras propriedades benéficas possui um sabor maravilhoso e inigualável, sendo ainda um excelente óleo para cozinhar", aponta, já que pode ser aquecida a temperaturas mais altas sem produzir fumaça.