Uma vacina poderosa
Carmen KleyO casal de namorados Gabriel Bordin e Priscila Nóbile acredita na força imunizadora do amorUma vacina poderosa
Gabriel Bordin, 21 anos, e Priscila Nóbile, 20 anos, estão namorando há três anos e acreditam na força imunizadora do amor. A ausência desse sentimento fragiliza o organismo, nos deixando mais vulneráveis a doenças, defende Gabriel. Ele vai mais longe, afirmando que a grande diferença entre paixão e amor é a exclusividade. Durante a vida, a gente se apaixoma por várias pessoas, mas amamos verdadeiramente apenas uma vez. Quando sabemos que somos amados, temos mais força e energia para lutar contra qualquer enfermidade física ou psíquica que venha em nossa direção, ressalta ele.
Carmen KleyEm primeiro lugar precisamos amar a vida, afirmam Rafael Andrade e Fabiane Bauab, que estão casando hojePara mim, o grande problema do amor é o medo da perda, diz Priscila Nóbile. Eu nunca aprendi a lidar com isso e, muitas vezes, esse receio me fez fugir de relacionamentos mais sérios e duradouros, confessa. Mas, segundo ela, qualquer tipo de amor afetivo-sexual, ou aquele que dedicamos à família e aos amigos, dá força e estrutura para que possamos ficar imunes às doenças.
Esse pensamento também é compartilhado por Fabiane Bauab, 25 anos, e Rafael Andrade Lopes, 25, que estão namorando há oito anos e vão se casar hoje. Em primeiro lugar precisamos amar a vida e a nós mesmos, para que possamos transmitir esse sentimento ao outro, diz Fabiane. Para ela, as pessoas mal-amadas são infelizes e vivem se preocupando com coisas pequenas. De certa forma, isso é uma doença, compara. Na opinião de Rafael Andrade, a paixão deve acompanhar o amor como um tempero para o relacionamento. Na verdade, ninguém vive sem amor, conclui ele. (C.M.)





