Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no final do ano passado, indica que a população mundial alcançará a marca dos 6 bilhões este ano. Será maior o número de jovens entre 15 e 24 anos e idosos com mais de 65 anos.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a População (Fnuap), os maiores índices de explosão demográfica podem ser observados nos países do Terceiro Mundo (América Latina, Ásia e África). Especialistas em demografia têm debatido a questão do ‘‘envelhecimento’’ do País desde 1995, em busca de soluções.
Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o Brasil possui hoje 13,5 milhões de idosos. O número representa 8,7% da população do País. Mas, de acordo com a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais do órgão, a tendência é que o envelhecimento da população seja irreversível e crescente. Até o ano de 2020, o número deve pular para 27 milhões. Com base nestas previsões, as autoridades da ONU aconselham aos governos de todo o mundo que redobrem as atenções dispensadas aos jovens e velhos.

mockup