Celso Mattos
Vida de estudante não é fácil. Primeiro é preciso vencer a maratona do vestibular, depois passar de quatro a seis anos ‘‘ralando’’ sobre os livros e, quando tudo termina, vem um novo desafio: conseguir um espaço no disputado mercado de trabalho. Mas antes disso, é preciso se preparar para um momento especial. A formatura é um marco, uma passagem, uma porta que se abre para o futuro. É um dia para ser lembrado e, portanto, deve ser vivido com todo o glamour que a data merece. Afinal, é o resultado de anos e anos de muito sacrifício e renúncias.
A exemplo do casamento, a colação de grau gera muitas expectativas e uma programação antecipada. A maioria começa a se preparar com até seis meses de antecedência e, quando a data se aproxima, a ansiedade é inevitável. Luciana Rodrigues, 23 anos, que vai se formar em Direito no próximo dia 18, começou os preparativos em setembro. ‘‘Minha primeira preocupação foi escolher o vestido. Cheguei a ir a São Paulo, mas não encontrei o modelo que tinha em mente. Então resolvi mandar fazer um sob medida, e estou muito feliz porque o resultado ficou maravilhoso’’. Ela conta que já vem tomando sol há alguns meses para realçar a cor. ‘‘Meu vestido, que só minha mãe viu até agora, é um verde-água que cairá ainda melhor no corpo bronzeado’’.
Mesmo sem esquecer nenhum detalhe, Luciana Rodrigues ainda não decidiu o que fazer no cabelo, mas já está fazendo alguns testes de maquiagem. ‘‘Há anos que estou me preparando para esse dia e não quero que nada dê errado’’. Ela concorda que a formatura é um período de muito stress e ansiedade. ‘‘Eu sonhei tanto com esse dia, no entanto, não estou conseguindo vivenciá-lo integralmente porque estou preocupada com o mercado de trabalho. Já estou estudando para fazer um concurso para o Ministério Público, que, provavelmente será realizado em abril. Assim como o casamento, a formatura é um divisor de águas na vida da gente, isso dá muita insegurança’’, confessa.
Tempo de luto A formanda de Psicologia, Jenima Prestes Antunes, 25 anos, também vive momento semelhante. ‘‘Estou tão preocupada com o mercado de trabalho, que não estou conseguindo sequer curtir a formatura’’. Para ela, a colação de grau é um tempo de separações, de luto. ‘‘Além de perder a condição de estudante, a gente se separa da turma, dos amigos. Para mim, a formatura é o momento em que, realmente, deixamos de ser adolescentes. Enfim, é quando sentimos que precisamos caminhar com as próprias pernas. Tudo isso gera expectativa, medo e insegurança’’. define.
Apesar de estar mais preocupada com seu futuro profissional, Jenima não deixou de lado os preparativos para o grande dia. ‘‘Depois de tantos anos estudando, fazendo provas e trabalhos, mereço uma noite de glamour. Eu queria comprar um vestido pronto, mas não encontrei nada que fosse diferente. Foi então que uma amiga me indicou a estilista Soraya Ayoub, que conseguiu ler meus pensamentos e fazer um vestido como eu realmente havia imaginado’’. Guardado a sete chaves, o modelito só foi visto pelos pais, namorado e alguns amigos íntimos. ‘‘Todos adoraram!’’, garante Jenima.
Noite de Oscar Fim de uma etapa e começo de outra, a cerimônia de formatura precisa ter glamour de uma noite de Oscar. Afinal, o prêmio a ser recebido é muito mais valioso que a famosa estatueta. É um pequeno pedaço de papel que poucos têm o privilégio de receber, é o passaporte para o futuro. Foi pensando nisso que Loriane Leisli Azeredo, 22 anos, formanda de Direito, se preparou para ter um dia de estrela. ‘‘Comecei a pensar no vestido em agosto, pois queria algo que se destacasse’’. Para não correr o risco de ter o brilho ofuscado por um modelo semelhante, Loriane optou por uma cor bem diferente. ‘‘É um amarelo-dourado. Quero uma entrada triunfante no salão’’, confessa.
Loriane Leisli acredita que hoje a formatura é um dia mais especial que o casamento. ‘‘Como as mulheres estão casando mais tarde e, por consequência, mais maduras, o casamento perdeu um pouco do encantamento e, a formatura, acabou assumindo esse papel, pois estamos no auge da nossa juventude. Para mim, a formatura é um rito de passagem, é o começo da vida profissional. É quando vem as cobranças da família e da sociedade para que você caminhe com as próprias pernas’’. Mesmo sendo um tempo de perdas, separações, conquistas, expectativas e insegurança, a formatura é acima de tudo um momento de realização, um sonho concretizado, um recomeço.Semelhante a um casamento, a formatura exige preparativos antecipados para que a data seja inesquecível e glamourosa
Fotos: Paulo Wolfgang‘‘A formatura é um tempo de perdas – deixamos a condição de estudantes e precisamos caminhar com as próprias pernas’’, diz Jenima Prestes AntunesPara a formanda Loriane Leisli Azeredo, a colação de grau é um rito de passagem, o começo da vida profissionalLuciana Rodrigues resolveu fazer um vestido sob medida porque queria um modelo personalizado

mockup