Tudo sobre ELA
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de outubro de 2001
Celso Mattos 
Fatal e ainda pouco conhecida, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é caracterizada pela degeneração progressiva dos neurônios - motores do cérebro e da medula espinhal. É uma patologia neurodegenerativa que afeta os neurônios, células nervosas específicas que controlam os movimentos musculares voluntários. Esses neurônios perdem sua capacidade de funcionar adequadamente deixando de transmitir os impulsos nervosos.
A doença leva à paralisia progressiva dos músculos e, a maioria dos pacientes, morre depois de dois a cinco anos, quando já não conseguem mais mover os músculos do tórax, responsáveis pela respiração.
A falta de conhecimento sobre a origem da doença e as dificuldades no diagnóstico precoce fazem da vida dos portadores de ELA um verdadeiro drama. As causas ainda não foram descobertas, nem como é possível prevenir seu desenvolvimento. Segundo o médico neurologista Luís Sidônio Teixeira da Silva, professor adjunto do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutor em neurologia pela Universidade Estadual de São Paulo, é uma doença que atinge mais as pessoas a partir dos 50 anos, sendo mais comum em homens.
''A ELA é caracterizada por sintomas como fraqueza muscular, dificuldade para engolir, contrações involuntárias dos músculos e, na fase mais grave, deficiência respiratória'', informa o neurologista. Há dificuldades no diagnóstico precoce da ELA pela falta de parâmetros para a identificação dos sintomas que, muitas vezes, podem ser atribuídos a uma grande variedade de patologias. ''Isso explica o fato de ELA ser quase sempre diagnosticada em uma fase tardia'', acrescenta Luís Sidônio.
O médico explica que a patologia pode ser detectada através de um exame chamado eletroneuromiografia. ''Cinco por cento dos casos são de origem hereditária, entretanto, 95% são esporádicos, sem um motivo aparente''. O neurologista afirma que a ELA é irreversível, que leva à morte no prazo de dois a cinco anos.
Tratamento Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é também conhecida como Doença de Lou Gehrig (1903-1941), astro do beisebol americano em que a doença foi primeiro identificada. Mas Luís Sidônio informa que a ELA já tinha sido descrita no século 19 pelo neurologista francês Charcot, médico de Dom
Pedro II e professor de Freud.
A ELA afeta mais homens do que mulheres e mais brancos do que negros. A fraqueza muscular é a primeira manifestação da doença. Esse processo é progressivo, seguido da deterioração dos músculos que começa nas extremidades e usualmente em um lado do corpo. As células nervosas envelhecem e os nervos envolvidos morrem, deixando o paciente cada vez mais limitado.
O tratamento para a doença é preservar o neurônio. ''Atualmente, o único medicamento disponível para o tratamento da ELA é o Rilutek. ''Porém, é um medicamento caro, que custa em média R$ 800,00'', diz o médico.


