Fotos: César AugustoInspirada no modelo Kelly, de Hermés, a bolsa da Lenny e Cia. tem alças destacáveisVocê acorda de manhã e sabe que vai ter um dia corrido pela frente, com a agenda lotada de compromissos e negócios importantes para fechar. Na hora de escolher a bolsa para sair, um impasse. Ela deve ser chique, para impressionar clientes, e, acima de tudo, ser prática, porque ‘‘tempo é dinheiro’’. Por combinar tudo isso, essas bolsas acabam se tornando ‘‘campeãs de venda’’, revela o estilista Lenny Mattos, da Lenny e Cia., de São Paulo.
Cada coleção de bolsas assinada por Lenny Mattos tem em média 60 modelos diferentes ‘‘para a mulher overchic e também para aquelas que precisam carregar um escritório dentro da bolsa’’, afirma. Suas criações, para um público de ‘‘editoras, paisagistas, decoradoras, empresárias, têm porta-celular, porta-óculos de grau, porta-óculos de sol, porta-comprimidos’’. Para a nova temporada, ele aposta em modelos com várias divisões. ‘‘São bolsas que vão organizar a sua vida, independentemente de você querer’’. Neste caso, a bolsa acaba se transformando em uma ‘‘ferramenta de trabalho’’, em nome da praticidade. ‘‘As mochilas, que também são tendência forte para o inverno, seguem o mesmo comportamento das bolsas’’, diz.
Para ser usada debaixo do braço, a bolsa da Forum tem alças mais curtas: de dia ou à noite
Para quem quer seguir tendências, outra opção são os modelos com alças mais curtas, para ser usadas debaixo do braço. ‘‘As mulheres podem usá-las acompanhadas de pastas com zíper, que também têm todas as divisórias’’, garante o estilista. A opção é interessante porque a bolsa menor pode ser usada em ocasiões e momentos especiais, como um compromisso após o expediente.
Agora, quando o assunto é ser overchic, como define Lenny Mattos, a escolha acaba sendo a bolsa Kelly, criação da Hermés. ‘‘É um modelo tradicional para a mulher sofisticada e está sempre aparecendo em minhas coleções’’. Para o inverno 98, o estilista indica os tons havana, charuto, café e preto. ‘‘Algumas pessoas já estão antecipando o verão com os tons preto e branco’’, avisa ele, que prepara o mesmo modelo na versão ‘‘caliente’’ em tecidos rústicos.
DivulgaçãoO mesmo modelo de Gloria Funaro tem variações de cores para combinar com a roupa e a ocasião
A Kelly da Lenny e Cia. tem alça destacável, para ser usada a tiracolo nos momentos em que não é possível carregá-la na mão. ‘‘A bolsa de mão tem o seu momento e ocasião’’, diz. E para as mulheres que estão pensando na bolsa como investimento, a dica de Lenny é que os modelos de mão ‘‘não vão ficar perdidos no verão’’, garantindo que a tendência continua na próxima estação.
Outra tendência que vem permanecendo forte de uma temporada para outra é a utilização do náilon, material que virou mania depois da mochila lançada pela estilista italiana Miuccia Prada. Marca tradicional no segmento de acessórios de couro, a Victor Hugo lança agora uma linha de modelos em náilon importado da Itália. São bolsas e mochilas para o dia-a-dia e mesmo para ocasiões especiais.
Nova linha da Victor Hugo: náilon italiano para acompanhar as tendências internacionais
Ficha técnica:

mockup