Curitiba - Tão importante quanto a escolha do vestido e do penteado, a maquiagem não pode ser deixada para segundo plano. Mesmo porque, traje, cabelo e make up se complementam. O maquiador Sadi Consati, um dos consultores criativos da empresa O Boticário, tem vasta experiência em produção de noivas e tantas histórias de sucesso, passagens engraçadas e relatos dramáticos, que o expert poderia escrever um livro sobre o tema.
Antes de tudo, Sadi aconselha as noivas a pensarem no make com bastante antecedência e nunca deixarem para a última hora a procura por um profissional que se encarregará da beleza da principal personagem da cerimônia. Ele lembra que muitas mulheres se preocupam com a decoração da igreja e do salão de festas, com o cardápio do jantar e a seleção de músicas, mas esquecem que os recém-casados serão filmados e fotografados e que essas imagens ficarão guardadas para sempre. Como o consultor faz produções para publicidade, está acostumado a pensar nos efeitos da luz das câmeras de vídeo e do flash dos fotógrafos na maquiagem. Mas nem todos levam isso em consideração.
Sadi conta que é comum que ele ou um profissional da sua equipe acompanhe a noiva na igreja e até no início da festa para os retoques necessários na maquiagem. ''Teve noiva que eu fiz três makes, um para a cerimônia, outro para a sessão de fotos após a igreja e um terceiro para a festa''. O detalhe é que a maquiagem da festa era mais ousada, realçando os olhos, bem diferente da primeira produção da igreja.
Falando em estilos diferentes, se hoje em dia há mais liberdade para a escolha do vestido, o mesmo vale para a maquiagem. ''Antes, era tradicional uma noiva angelical. Mas de um tempo para cá, isso mudou. Se ela não é uma mulher angelical, por que ela vai ser angelical no casamento?''. Para o consultor, é preciso levar em consideração a personalidade. ''Se a noiva é uma menina rock'n'roll, por que optar por uma maquiagem bege e pérola''?, provoca Sadi. Mas o especialista lembra que essas ''inovações'' precisam ser feitas com bom-senso e ensina que é preciso uma certa delicadeza mesmo para uma noiva com um look mais intenso e vibrante.
Ele comenta que muitas mulheres têm procurado casar fazendo o estilo retrô, com pele impecável, sombra clara, delineador, cílios postiços e um batom vermelho para arrasar. Outra dica importante do expert: a prova de cabelo e maquiagem - com antecedência - é muito importante e o teste deve ser fotografado. Quando o grande dia chegar, ele aconselha que a noiva não divida maquiador e cabeleireiro com madrinhas e outras convidadas, evitando, assim, correria de última hora.
Sadi Consati esteve em Curitina, na semana passada, para apresentar as mudanças da linha de maquiagem Intense, de O Boticário. Ele conta que após uma pesquisa, percebeu-se que as mulheres mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos, formam o principal público da marca. Por conta disso, Intense ganhou nova logomarca, embalagens vermelhas e um design mais jovial.
Entre as novidades, maior fator de proteção solar nos batons e na base líquida. O blush e o pó ganharam espelho nas embalagens, enquanto a sombra e o corretivo passam a ter um aplicador, tudo para facilitar a aplicação e o retoque da maquiagem durante o dia a dia. Outro destaque é o lançamento de um demaquilante, em fórmula cremosa, que promete remover facilmente a make, sem arder os olhos ou deixar a pele oleosa.

Imagem ilustrativa da imagem Toque final
| Foto: Fotos: Shutterstock
Hoje há mais liberdade para a escolha da maquiagem, mas as inovações precisam ser feitas com bom-senso
Imagem ilustrativa da imagem Toque final
Quando o grande dia chegar, não é aconselhável dividir maquiador e cabeleireiro com madrinhas e outras convidadas