Enquanto as temperaturas em elevação anunciam a chegada do verão, o mercado também se aquece para receber o Inverno 2012. Foi o que aconteceu no 38º Senac Moda Informação, evento que revelou conceitos e tendências de moda voltadas para universo infantil. Em entrevista à Folha da Sexta, a consultora Roberta Paes, especializada em moda infantil, detalhou as principais novidades que a estação mais fria do ano reserva para o segmento. "Nos tecidos, veludos de todos os tipos, lãs, peles sintéticas, alfaiataria em geral", antecipa Roberta. "A moda vem ao encontro da princesa que cada menina tem dentro de si.Tudo é absolutamente chique: durante o dia, o charme dos campos, com motivos equestres; em festas, muito brilho, lantejoula e rendas", observa. Os paetês e a renda aparecem em vestidos, saias e nos detalhes. As rendas também surgem nos babados e laços. Os tailleurs de tweed, casacos de pelúcia ou pele sintética em bege, rosa, cinza e preto também estarão em alta. As estampas de bicho se consolidam e o poncho é uma novidade. "O veludo volta com força total, tanto para as meninas meninos quanto para os meninos. Alias, a ideia de realeza também chega ao guarda-roupa deles. Os garotos poderão abusar das camisas utilitárias lisas ou xadrez, calças, blazers, bermudas cargo e casacos de sarja com pelúcia".

Influência sessentinha

A linha A nos vestidinhos também ganha destaque na próxima temporada, uma tendência que já apareceu nas passarelas do inverno que está chegando no Hemisfério Norte. A modelagem surgiu em texturas diferenciadas como lã, tweed e tecidos de alfaiataria. "A golinha Peter Pan vem com tudo. Além dos vestidos, as saias também prometem se consagrar – rodadas, pregueadas e até geométricas, compondo com bolerinhos", destaca Roberta.
As estampas da vez serão os poás, de todas as cores e tamanhos. Para os meninos, a ideia sessentinha vem com duas propostas. "Mais social, influenciada pelo movimento Mod, de formas simples, e outra mais casual, pegando carona no estilo college." Calças com suspensórios, cardigãs tradicionais com decote em V, camisas xadrez com capuz, polos com manga curta ou longa no estilo rugby, também são apostas. As calças virão com modelagem slim ou skinny
Influenciados pela onda sombria da moda, com inspiração gótica, o preto, o cinza e o novo pink (cor de framboesa) entram na cartela cores. Nessa tendência, os tecidos também são variados. "Veludo molhado, cetim ou tafetá são os principais", adianta Roberta Paes. Casacos e boleros de pele e pelúcia, estampas nobres florais e tecidos acetinados (em vestidos e saias) impulsionam a tendência mirim. No universo dos garotos, a influência dark envolve a abordagem rock ‘n’ roll. "Jaquetas e casacos de couro sintético, calça jeans com lavagem black e cinza, tachas e uma infinidade de t-shirts com estampas divertidas", acrescenta a consultora de moda.

Imagem ilustrativa da imagem Tendências quentinhas
Veludo cotelê em alta no inverno dos garotos. Calvin Klein Junior
Imagem ilustrativa da imagem Tendências quentinhas
Casaco de tweed para as menininhas na passarela da Monnalisa Hitch Hiker
Imagem ilustrativa da imagem Tendências quentinhas
Linha A nos vestidinhos coloridos no desfile da Fendi infantil
Imagem ilustrativa da imagem Tendências quentinhas
Influência dark: tudo cinza no look da Ermanno Scervino Junior para o inverno europeu 2011/12
Imagem ilustrativa da imagem Tendências quentinhas
O estilo college ganha destaque no clássico pulôver com decote em V, Woolrich Kids