Tempo de festas
Peru Bem Brasileiro
Ingredientes: 1 peru temperado congelado Sadia, com cerca de 4 kg, 5 maracujás grandes e maduros, 8 a 10 fatias de bacon fatiado. Farofa: 4 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola grande, ralada, miúdos de peru Sadia, 3 linguiças defumadas Guanabara Sadia, cortadas em rodelas enviesadas, 2 xícaras (chá) de farinha de milho, 12 azeitonas verdes, picadas, 1/2 pimenta dedo de moça, picadinha, 3 bananas nanicas, cortadas em rodelas, 1/2 xícara (chá) de uva-passa, 1 maço pequeno de cheiro-verde, picado, sal a gosto. Molho: polpas de 2 maracujás, peneiradas, 1 colher (café) de sal, 3 colheres (sopa) de mel, pimenta-do-reino recém-moída a gosto, 3 talos de cebolinha verde, picados.
Modo de fazer: descongele o peru em geladeira, por cerca de 24 horas, e retire o saquinho com os miúdos. Cozinhe a moela em água e sal e corte-a em pedacinhos, pique o fígado, o coração e reserve.Farofa: numa frigideira grande e de bordas altas aqueça o azeite e doure nele a cebola por alguns instantes. Junte os miúdos de peru picados, a linguiça e frite em fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando com a colher de pau. Acrescente então a farinha de milho, as azeitonas, a pimenta, as bananas, as passas. Por último junte o cheiro-verde e sal a gosto. Preencha toda a cavidade interna do peru com essa farofa, comprimindo bem com a ajuda de uma colher. Una as peles que recobrem a cavidade com cerca de 6 palitos. Passe um fio dental entre os palitos para prendê-los bem, impedindo assim que o recheio extravase durante o cozimento. Bata as polpas do maracujá no liquidificador juntamente com 500ml de água, passando em seguida pela peneira. Regue o peru com este molho e distribua as fatias de bacon por toda a sua superfície. Cubra com papel-alumínio e asse por cerca de 3 horas, em forno médio, ou até que o termômetro levante (acrescente um pouco de água na assadeira, durante o cozimento, caso necessite). Remova o papel-alumínio, regue com um pouco do caldo do cozimento e deixe no forno por mais 20 minutos, para dourar. Molho: retire o peru da assadeira e acomode-o na travessa em que for servir. Leve a assadeira diretamente sobre a chama do fogão e acrescente as polpas de maracujá peneiradas e 1/2 xícara (chá) de água. Tempere com o sal, o mel e a pimenta-do-reino a gosto, misturando tudo com uma espátula. Apague o fogo, acrescente a cebolinha verde e sirva o molho à parte, acompanhando o peru.
Rendimento: 10 porções, tempo de preparo: 4 horas
Chester de Maracujá
Ingredientes: 1 xícara (chá) de suco Maguary Maracujá, um chester de aproximadamente 3 kg, 1 xícara (chá) de água, 4 dentes de alho amassados, 1/2 cebola picada, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (sopa) de molho de soja, 1 colher (sopa) de glucose de milho, 2 colheres (sopa) de gergelim, 1 colher (sopa) de manteiga.
Modo de fazer: misture o suco de maracujá, a água, o alho, a cebola, a canela em pó e o molho de soja e regue sobre o chester. Deixe descansar por 15 minutos. Besunte o chester com a manteiga, cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio por cerca de 1h40. Retire o papel e deixe dourar por cerca de 30 minutos. Retire o chester do forno, pincele a glucose de milho e polvilhe com gergelim. Leve ao forno novamente por cerca de 10 minutos.
Pernil ao Molho Madeira
Ingredientes: 1 pernil de aproximadamente 1,5 kg, 1/2 xícara (chá) de vinagre, 1/2 xícara (chá) de vinho branco, 1 colher (sopa) de sal, 1/2 colher (chá) de pimenta calabresa, 1 colher (sopa) de mostarda, 2 folhas de louro, 2 dentes de alho amassados, 1/2 kg de minicebolas descascadas, 2 pacotes de Molho Madeira Maggi. Coloque o pernil em um recipiente refratário e reserve. À parte, misture o vinagre, o vinho branco, o sal, a pimenta, a mostarda, o louro 3 o alho. Despeje o tempero sobre o pernil, cubra e deixe tomar gosto por 3 horas, virando-o na metade do tempo. Coloque-o em uma assadeira untada junto com o tempero e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio por cerca de 1 hora. Retire o papel-alumínio e junte as minicebolas. Aumente a temperatura do forno e asse por mais 45 minutos descoberto e regando-o algumas vezes com o líquido da assadeira. Prepare o molho Maggi conforme instruções da embalagem, fatie o pernil e sirva com o molho.
Lombo à Moscatel
Ingredientes: 1 kg de lombo de porco, sal e pimenta a gosto, 2 dentes de alho amassados, 1 cebola picada, 2 tabletes de caldo de carne, 2 e meia xícaras (chá) de Suco Maguary Uva Moscatel, 250 g de presunto em fatias, azeitonas e ameixas a gosto, 2 a 3 ovos, 50 g de margarina, bacon a gosto. Molho: 1 colher (sopa) de maisena, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 e meia xícara (chá) de Maguary Uva Moscatel.
Modo de fazer: abra o lombo no sentido do comprimento para rechear e tempere com o sal, a pimenta, o alho, a cebola, o caldo de carne e o Maguary. Deixe curtir por 3 horas. Forre o lombo com o presunto e espalhe as azeitonas, ameixas e ovos. Enrole como um rocambole e amarre com um barbante. Coloque o rocambole em um tabuleiro. Espalhe a margarina por cima, cubra com papel-alumínio e leve para assar por cerca de 2h30. Retire o papel-alumínio, cubra com as fatias de bacon e espere dourar. Sirva fatiado com o molho.
Molho: coe o caldo que ficou no tabuleiro e coloque numa panela. Acrescente os ingredientes do molho e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver. Sirva.
Fontes: Cozinhando com Grandes Marcas (Boccato Editores) e Cozinha Experimental Sadia.





