Ao contrário do que muita gente pensa, compartilhar os valores, segredos, vivências e experiências muito antes de ter um relacionamento sexual afetivo com uma pessoa conta ponto a favor quando o objetivo é juntar as escovas de dente.
Para a terapeuta de casais Lucianne Fernandes, o fato de homem e mulher serem melhores amigos não é um fator determinante para que o relacionamento não vingue. ''Todo casal busca se conhecer muito. Cabe ao homem e à mulher dar um respaldo bom. O que acontece nesse caso é que a afetividade de amigos é transportada para o amor sexual. A amizade dá lugar ao amor''.
A mudança do sentimento é algo que acontece naturalmente. Da admiração surge o interesse, do interesse surge o namoro, do namoro surge amor e o fim da história acaba - muitas vezes - em véu, grinalda e chuva de arroz. ''Quando se trata de um relacionamento entre amigos a entrega é outra. Amigos não se produzem para amigos. Uma mulher, por exemplo, não se arruma para o homem que ela considera seu amigo, mas quando a mesma passa a vê-lo com outros olhos, ela passa um batom pelo menos'', diz Lucianne.
Um cuidado a se tomar é não misturar o que você sabia do outro durante o período da amizade com a situação atual. Amigos confidenciam tudo, ou pelo menos quase tudo, e como confiança é o alicerce para qualquer relacionamento, o melhor mesmo é prestar atenção antes de dizer alguma coisa sobre sua vida para um amigo. A dica é: guardemos as intimidades para um confidente do mesmo sexo.
''Cabe ao parceiro tranquilizar o outro, para que não fique algo sempre ligado ao passado. É um novo casal, uma nova forma de se relacionar, é um novo relacionamento. Já há uma tendência de casais que não são amigos se ligarem ao passado, imagina então conhendo o companheiro mais a fundo? Passado é passado. Namorados amigos têm tudo para dar certo, principalmente porque já existe uma intimidade'', acredita a terapeuta. (E.S.)


Imagem ilustrativa da imagem ''Tem tudo para dar certo''
| Foto: César Augusto
A terapeuta de casais Lucianne Fernandes: ''O que acontece nesse caso é que a afetividade de amigos é transportada para o amor sexual''