Tecidos - Tecidos japoneses são tema de exposição
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de abril de 1997
Bete Queirós Agência Estado 
Com trabalhos expostos e premiados em várias partes do mundo, o NUNO, grupo formado por designers japoneses que mescla tecnologia e artesanato em sua criação têxtil, está mostrando seu estilo arrojado e de vanguarda também para o público brasileiro. NUNO é tema da Exposição - Tecido Contemporâneo Japonês, que acontece na Atmosphera-Casa, em São Paulo, onde estão sendo exibidas e comercializadas as peças do grupo até o próximo dia 19.
A exposição inclui os tecidos tubulares e os lisos tramados com penas, um dos destaques do grupo. Durante a confecção dos tecidos, a máquina é desligada para que, manualmente, sejam colocadas penas no meio da trama. A concepção do grupo é justamente esta, trabalhar com a máquina manualmente, explica o tecelão Renato Imbroisi, coordenador da exposição. Quando estava expondo meus trabalhos no Japão, através do Projeto Intercâmbio Cultural Brasil-Japão, encontrei-me com alguns integrantes do NUNO. A partir de então, viabilizamos as exposições no Brasil, diz.
Esta não é a primeira vez que o grupo expõe seus trabalhos no País. O diferencial desta exposição, no entanto, fica por conta do destaque que é dado aos tecidos para decoração. Já expusemos tecidos para confecção, há cerca de dois anos, e o resultado foi surpreendente. Vendemos tudo, afirma Imbroisi. Mas, neste momento, o preço dos tecidos voltados à confecção não é viável para o consumidor brasileiro, acrescenta.


