Pele descamada e repuxada e lábios rachados são sinais evidentes de que o corpo pede socorro. Esses sintomas são consequência da baixa umidade relativa do ar, situação que tem se tornado rotina. De acordo com a dermatologista Carolina Ferolla, o tempo seco faz com que a pele perca água, sobretudo se não estiver protegida. ''Basta um dia assim para desencadear o quadro de ressecamento que, se não for tratado imediatamente, pode até tornar-se crônico'', alerta. A face, por estar mais exposta, é a área mais agredida. Quando a pele perde água, sua barreira cutânea, uma espécie de filme protetor natural, responde com o ressecamento.
Nesses casos, além de ingerir muito líquido, é preciso tratar externamente, esclarece a dermatologista Luciana Conrado, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). ''De preferência com hidratantes fluidos, para o tipo específico de pele. Loções para bebês também são ótimas para peles sensíveis'', afirma. Se o quadro de descamação for crítico, é melhor procurar um dermatologista. E, para se prevenir, a regra é caprichar na dobradinha hidratação e proteção. ''O mercado tem muitas opções de FPS com hidratantes'', diz Luciana.
A limpeza também é importante, uma vez que, nesse clima, a pele fica mais vulnerável à poluição. Os especialistas indicam o uso de sabonetes neutros, que tenham o Ph baixo. ''Do contrário, o quadro piora. Também não é bom lavar-se com água quente'', adverte a médica.
Segundo o dermatologista Marcelo Bellini, membro da Academia Americana de Dermatologia, os lábios são outra área sensível ao tempo seco, principalmente se a pessoa insiste em molhá-los com a saliva, que tem um Ph ácido. ''A sensação inicial é de alívio, mas depois o ressecamento piora'', afirma Bellini. Para hidratar, ele recomenda os produtos específicos para esse fim.

Imagem ilustrativa da imagem Sua pele está seca? Saiba como cuidar dela!
AÇÃO E REAÇÃO
A dermatologista Carolina Ferolla diz que todos os tipos de pele, até as mais oleosas, sofrem com a baixa umidade do ar. E de formas distintas. ''Todas vão precisar de cuidados'', afirma. Confira as diferentes reações: - Peles finas, sensíveis e muito brancas: surgem manchas com aspecto ressecado e avermelhado e erupções similares à acne; - Muito oleosas: também apresentam ressecamento, pois a pele perde água, não óleo. Se não tratadas, a oleosidade pode aumentar, como uma defesa da pele; - Mistas: ressecam e podem descamar em áreas mais sensíveis e expostas.