Ainda falta quase um mês para o início oficial do inverno, mas os dias já estão mais frios. É hora de tirar os casacos do armário e preparar a casa para as temperaturas mais baixas. Tapetes, mantas e cortinas ajudam a aquecer o ambiente, como explica a arquiteta Fernanda Bittencourt, do escritório Traço Final Arquitetura e Interiores.

"Opte por tapetes mais pomposos, altos ou de lã. Além de evitar ficar pisando no chão gelado, eles ajudam a manter o calor dentro de casa", afirma. Para as cortinas, a dica é usar modelos mais pesados ou de veludo. Além de trazerem um ar de inverno e sofisticação, impedem o ar frio de entrar em casa.

As cores também ajudam a "aquecer". Estampados, vermelho, tons de marrom, além de peças em madeira ou imitando esse material são boas apostas. Para sofás e poltronas, as mantas ou xales, além de almofadas mais quentinhas, dão o tom do inverno. "As lâmpadas amarelas também trazem mais aconchego. Para quem usa luz dicroica há filtros âmbar, que dão a sensação de um ambiente mais quente. As velas são outra opção que remete ao inverno", destaca Fernanda.

No banheiro, além de tapetes mais peludos, o toalheiro elétrico aquece as toalhas, ajudando no momento de sair do banho.

Lareiras

Outra opção para aquecer os ambientes são as lareiras. Elegantes e charmosas, trazem um ar sofisticado para o ambiente e são perfeitas para reunir amigos e familiares. "A escolha da lareira ideal depende da estrutura do imóvel e do quanto se pode investir", explica o arquiteto Eduardo Mourão, proprietário da loja Studio Casa.

A lareira a lenha pode ser comprada pronta ou feita sob medida, mas precisa de uma estrutura que permita a canalização da fumaça. "O cheiro de pinho, o estalo da madeira e a cor do fogo são perfeitos para se ter aquele clima aconchegante, como se estivesse no campo", afirma Mourão.

Já os modelos a gás não fazem sujeira nem fumaça, mas precisam de um ponto de gás. Fernanda lembra que para instalar uma dessas em casa é preciso estar preparado para quebrar os lugares por onde passará a tubulação de gás. "Ela precisa ser instalada corretamente, para evitar vazamentos", explica.

Outro modelo bastante prático são as lareiras a álcool. Segundo a arquiteta, é usado um combustível diferente daquele encontrado nos supermercados e, por serem portáteis, atendem a diversos ambientes. "Na hora da compra é preciso se atentar para o tamanho do ambiente em que serão usadas. É um modelo seguro por ter uma chama pequena e pode ser colocado sobre ou sob os móveis, sendo necessário apenas se atentar para isolar adequadamente a superfície por causa do calor", explica Fernanda.

Já as lareiras elétricas dispensam instalações e preocupação em abastecer com lenha ou álcool, bastando ligar na tomada. "O clima acolhedor, além do aquecimento por meio de energia elétrica, fica por conta das imagens em 3D, que imitam o fogo perfeitamente. Um modelo prático e seguro para qualquer tipo de imóvel", diz Mourão.

Imagem ilustrativa da imagem SUA CASA - Prepare-se para o inverno
| Foto: Fotos:Nenad Radovanovic, Marcelo Stammer
A sala de estar é um local para descontração e por isso as arquitetas Thalita Miyawaki e Erika Fukunishi criaram uma área aconchegante para a família e para receber os amigos íntimos junto à lareira. Os materiais foram escolhidos para dar charme e requinte, como as pedras, as peles sintéticas, os tapetes envolvendo todas as poltronas e as cortinas até o chão, tudo dentro da temática escolhida pela cliente
Imagem ilustrativa da imagem SUA CASA - Prepare-se para o inverno
| Foto: Gerson Lima, Romulo Fialdini
O projeto de interiores criado pela arquiteta Carla Kiss destaca o conceito de geometria e procura contrastar elementos nos ambientes. A lareira do estar social possui um volume maciço todo revestido em mosaico de mármore branco com uma abertura grande e cores neutras para reforçar a amplitude e a integração entre os ambientes
Imagem ilustrativa da imagem SUA CASA - Prepare-se para o inverno
| Foto: Rodrigo Ramirez/Divulgação
Neste projeto, os arquitetos Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande investiram no tapete de lã, peças em couro, além do uso de cores quentes, como a Marsala e o amarelo, para trazer aconchego e calor ao ambiente
Imagem ilustrativa da imagem SUA CASA - Prepare-se para o inverno
Projetada pela arquiteta Fernanda Bittencourt e pela engenheira civil Elaine Baggio, as salas de estar e jantar receberam cortinas, cores e tapetes especiais para o inverno
Imagem ilustrativa da imagem SUA CASA - Prepare-se para o inverno
No décor assinado pela designer de interiores Cristina Barbara é possível perceber a sintonia na escolha das peças como a poltrona, a cabeceira estofada em linho verde oliva, o carpete e a madeira, que conferem ao ambiente sofisticação e harmonia
Imagem ilustrativa da imagem SUA CASA - Prepare-se para o inverno
A lareira revestida com pastilha de mármore rústico traz conforto e calor à sala de estar. Já o tapete isola o frio do piso em mármore carrara branco e a cortina de veludo bambu, de estampa casual, completa o visual de inverno neste projeto do arquiteto Eduardo Mourão
Imagem ilustrativa da imagem SUA CASA - Prepare-se para o inverno
No projeto do arquiteto Eduardo Mourão, a lareira a lenha com revestimento de mármore travertino romano é a estrela do ambiente, em contraste com as estantes em laca preta. O vermelho dos vasos e do tapete ajuda a aquecer a sala
Imagem ilustrativa da imagem SUA CASA - Prepare-se para o inverno
O home theater projetado pelo arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris ganhou aconchego e sofisticação com o tapete e as cortinas em tons de marrom. Na mesa de centro, as velas são um charme extra
Imagem ilustrativa da imagem SUA CASA - Prepare-se para o inverno
A lareira e o painel em madeira são o ponto-chave desta sala de estar projetada pelo arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris
mockup