SUA CASA - A um toque dos dedos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de julho de 2015
Érika Gonçalves<br>Reportagem Local 
Quando se pensa em sustentabilidade, automação é algo importante e, por isso, não poderia ficar de fora da Casa Cor Paraná 2015. Além do controle de persianas, som ambiente, segurança e aparelhos diversos, é no quesito iluminação que a economia se torna um destaque.
De acordo com Jeferson Leandro, diretor da Avex Technology, responsável pela automação de alguns projetos da Mostra, a economia gerada chega a 40%. "Os sensores identificam se há pessoas ou não no recinto e apagam as luzes. Também é possível dimerizar, tendo iluminação mais forte ou mais fraca", explica.
Outra vantagem da automação, apontada por Leandro, é o design das peças, como caixas de som e telas, que contam com bordas finas e assim ficam mais discretas. "Para os arquitetos isso é excelente, porque não influencia nos projetos."
Na Mostra, diversos ambientes contam com automação, não só de áudio e vídeo, mas também de outros equipamentos. No Studio Miami Beach, projetado pela arquiteta Carla Kiss, cortinas e iluminação, além de parte do sistema de áudio e vídeo, também foram automatizados pela empresa Euro Rádio. "Como optou-se pelo tema Miami Beach, a automação era praticamente parte do projeto, pois quando pensamos em Estados Unidos pensamos em projetos automatizados e mais desenvolvidos. Assim surgiu a proposta da automação quase completa do ambiente", explica a profissional.
No "Quarto da Moça", projetado pela decoradora Walquiria Nossol, o closet automatizado otimiza em 60% o espaço em relação ao uso de armários tradicionais. Os comandos funcionam por meio de iPhone, iPad ou computador e, com isso, o usuário pode abrir o corredor desejado a um simples comando, como "sapateira de sapatos de festa" ou de "vestidos longos", por exemplo. "Ele lembra, remotamente, os arquivos deslizantes utilizados em escritórios, mas com diversos elementos inovadores", aponta a decoradora.








