Saia em crepe de seda, blusa em voal transparente com sobreposiçãoCom a chegada da primavera, as flores não apareceram apenas nos jardins, mas também nas vitrines das lojas. A nova tendência são as saias com motivos florais, confeccionadas em corte evasê com tecidos leves. Ao que tudo indica, elas serão o hit desta e da próxima estação, resgatando o clima romântico e bem-comportado dos anos dourados com um comprimento que vai até a altura dos joelhos. Há quem arrisque dizer que elas vão desbancar o reinado das minissaias no próximo verão, deixando as pernas bronzeadas mais encobertas.
Mas o comprimento menos ousado não é o forte dessa tendência. As microssaias continuarão sendo a paixão nacional e terão seu lugar garantido no guarda-roupa feminino. Na verdade, são as estampas florais e os tecidos molengos que vão dar o tom da temporada. E a saia é uma peça que combina com a primavera e com as oscilações de temperatura, além de resgatar a delicadeza dos anos 40 e 50, que vem de encontro ao estilo mais arrojado dos anos 90.
Blusa em crepe stoll, regata trançada nas costas e saia em cetim estampado
‘‘É uma roupa elegante que proporciona conforto e permite maior liberdade de movimento para as mulheres’’, afirma Penha Costa, consultora de moda da revista Manequim. Além disso, é uma peça generosa para aquelas mulheres que não têm um corpo escultural. ‘‘O corte enviesado disfarça o volume dos quadris e o comprimento médio alonga a silhueta. As gordinhas devem dar preferência aos tecidos escuros com estampas miúdas. Já as baixinhas precisam ficar atentas ao comprimento, que deve ir até aos joelhos ou um pouco acima, nunca abaixo. Outro tamanho permitido é o longo, mas sem volume na barra’’ orienta Penha Costa.

mockup