Uma combinação de frutas, verduras, legumes, raízes e condimentos, que trazem muitos benefícios à saúde. Os sucos funcionais são cada vez mais consumidos por quem busca melhorar a imunidade, adquirir as vitaminas e minerais necessários, combater sintomas e até mesmo tratar patologias. Isso porque apresentam ações específicas: são antioxidantes, diuréticos, laxantes, cicatrizantes, hidratantes, calmantes, entre outros.
''Melhoram o processo de digestão, estimulam o peristaltismo e até mesmo desintoxicam o organismo. Todos os benefícios também são proporcionados pela ingestão de nutrientes combinados aos sucos'', afirma Juliana Murcia Souza Ikoma, nutricionista, especialista em fitoterapia e terapia floral.
Ela destaca que os principais ingredientes utilizados são as frutas, porém é interessante acrescentar ervas e/ou sementes, como hortelã e linhaça. O ideal é consumir o suco logo após o processamento para que não haja perda de nutrientes.
Antes de começar a tomar um suco funcional, segundo Juliana, é necessário
procurar um profissional para realizar uma avaliação detalhada. ''Na consulta, verifica-se se a pessoa possui alguma patologia. Para quem tem gastrite, por exemplo, há contraindicação de frutas ácidas que irritam a mucosa gástrica'', destaca.
Outros cuidados importantes referem-se à higiene das frutas e dos utensílios utilizados, além da qualidade da água. No que diz respeito ao consumo, a nutricionista explica que o ideal é ingerir o suco logo após o preparo e sempre no intervalo das refeições. ''A quantidade indicada varia de acordo com o objetivo de cada um, mas em média é aconselhável de um a dois copos por dia'', diz.
A psicóloga Josiany Carina dos Santos incluiu os sucos funcionais em sua dieta há cerca de dois meses e está bastante satisfeita com os resultados. ''Procurei a nutricionista para emagrecer e ela me indicou os sucos. Tudo melhorou. Estou mais disposta, meu intestino passou a funcionar melhor, minhas unhas e cabelos estão mais fortes, minha pele mais bonita. Além disso, emagreci'', comemora.
Ela conta que já tomou dois tipos de vitamina e que atualmente ingere suco diurético ou antioxidante diariamente. ''A primeira vitamina era de couve, pepino, cenoura, maçã, banana, mamão e leite de aveia. A segunda tinha abacaxi, água de coco, salsinha, hortelã, couve e melão com semente'', revela, acrescentando que os sucos são tomados uma vez ao dia pela manhã.
O segredo, segundo ela, é ter disciplina. ''Acordo 10, 15 minutos mais cedo e preparo os sucos. Tudo é uma questão de hábito'', considera.

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