Um dos pratos mais procurados é a canjica, carinhosamente preparada pelos grupos dos "Tios da Cozinha" e da "Pastoral da Partilha". As voluntárias Lourdes Tardem e Cássa Semmer contam que no início cada membro dos grupos trazia um pouco de canjica pronta de casa, mas com o passar do tempo e o crescimento da festa, resolveram que seria melhor preparar uma receita única, na própria paróquia.

Foram aprimorando a receita até chegar na atual. Na última edição da festa, realizada neste ano, foram usados 60 quilos de milho de canjica, o que rendeu aproximadamente 250 litros de canjica pronta. Para dar conta de preparar e principalmente mexer os caldeirões, foram necessárias 15 pessoas.

Muito saborosa e aromática, essa receita tem como diferenciais, segundo Lourdes e Cássia, o açúcar caramelizado, o leite de coco e o leite condensado.

Imagem ilustrativa da imagem Saborosa e aromática
Canjica
Ingredientes- 500 gramas de milho de canjica- 200 gramas de açúcar- 2 ½ litros de leite- 1 caixinha de leite condensado- 400 ml de leite de coco- 8 cravos- 1 lasca de canela em pau- canela em pó a gosto- amendoim torrado moído a gostoModo de preparoCozinhe a canjica com bastante água por aproximadamente 40 minutos na panela de pressão. Ela deve ficar al dente, ou seja, o interior deve ficar um pouco duro ainda, para terminar de cozinhar com o leite saborizado. Enquanto a canjica cozinha, caramelize o açúcar, sem deixar queimar. Acrescente meio litro de leite e deixe ferver até dissolver o açúcar caramelizado. Depois acrescente o restante do leite, o leite condensado, o leite de coco, o cravo, a canela em pau e a canjica pré-cozida, escorrida. Mexa sem parar por 40 minutos ou até o caldo engrossar. Sirva com a canela em pó e o amendoim torrado e moído.Rendimento: 3,5 litros de canjica.Dica: a canjica pré-cozida pode ser congelada e finalizada no dia de servir.