Sabor de inverno
Bolo de Fubá
Ingredientes: 1/2 xícara de chá de margarina, 1 e meia xícara de chá de açúcar, 2 ovos, 6 bananas amassadas, 8 Paçoquitas, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 xícara de fubá.
Modo de fazer: bata a margarina, o açúcar e os ovos até obter um creme. Acrescente as bananas, as Paçoquitas, o fubá, o fermento e misture bem. Coloque a massa em uma assadeira média untada e enfarinhada e leve para assar em forno moderado, preaquecido, por cerca de 25 minutos, ou até que colocando um palito este saia limpo. Polvilhe o açúcar e a canela misturados e corte em quadrados.
Pães Rápidos
De Limão
Ingredientes: 1 limão médio, 2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo, 1/2 colher de sopa de fermento em pó, açúcar, 3/4 de xícara de manteiga, 3 ovos, 3/4 de xícara de leite.
Modo de fazer: ligue o forno. Rale 1 colher de sopa de casca de limão e esprema 1 e meia colher de sopa de suco de limão. Reserve. Unte uma fôrma para bolo inglês. Misture a farinha de trigo, o fermento e 1 e meia xícara de açúcar. Adicione a manteiga e, usando, duas facas, corte até obter uma farofa. Junte a casca de limão ralada e mexa. Numa tigela, bata os ovos, junte o leite e acrescente à mistura de farinha de trigo, mexendo até os ingredientes secos ficarem umedecidos. Coloque na forma às colheradas e asse por por 1 hora e 25 minutos. Deixe esfriar na forma por 10 minutos e desenforme. Numa panela, esquente o suco de limão com 2 colheres de sopa de açúcar, até que engrosse ligeiramente, e pincele a superfície do pão.
Quentão
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de água aquecida, 2 limões cortados em rodelas, 5 cravos da Índia, 2 cascas de canela, 1 pedaço médio de gengibre descascado e cortado em rodelas, meia garrafa de cachaça.
Modo de fazer: coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo para caramelizar. Adicione a água e deixe ferver um pouco para derreter o caramelo. Misture os limões, a canela, o gengibre e ferva. Descarte os ingredientes sólidos. Acrescente a cachaça e sirva em canecas de porcelana. (Casa Gourmet Arno)
Curau
Ingredientes: 4 espigas de milho verde, 3 xícaras (chá) de leite, 1 colher (sobremesa) de margarina, 1 lata de leite condensado, canela em pó para polvilhar.
Modo de fazer: bata os grãos de milho com 1 xícara (chá) de água, no liquidificador com filtro. Junte o leite e a margarina e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme grosso. Acrescente o leite condensado e mexa por mais 5 minutos. Despeje em taças e polvilhe com canela em pó. Sirva frio ou gelado. (Casa Gourmet Arno)
Pavê Gelado com Paçoca
Ingredientes: 200g de manteiga sem sal, 100g de açúcar refinado, 4 gemas, 2 latas de creme de leite com soro, 14 Paçoquitas esfareladas, 300g de biscoito de maisena, 4 Paçoquitas para dar acabamento.
Modo de fazer: bata na batedeira a manteiga com o açúcar até esbranquiçar. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo sempre. Junte as Paçoquitas, desligue a batedeira e junte o creme de leite, mexendo delicamdamente. Num refratário, arrume em camadas alternadas de creme e biscoitos, finalizando com creme. Cubra com a Paçoquita e leve à geladeira.
De Chocolate
Ingredientes: 3/4 de xícara de água fervente, 1 xícara de tâmaras sem caroço e cortadas em fatia, 1 xícara de chocolate meio amargo picado, 1/4 de xícara de manteiga, 1 ovo, 3/4 de xícara de leite, 1 colher de chá de essência de baunilha, 2 xícaras e meia de farinha de trigo, 1 xícara de nozes picadas grossas, 1/3 de xícara de açúcar, 1 xícara de chá de fermento em pó, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
Modo de fazer: ligue o forno. Unte uma forma de bolo inglês. Numa tigela coloque as tâmaras e despeje por cima a água fervente. Derreta o chocolate no micro. Em outra tigela bata o ovo, o leite e a baunilha. Coloque a farinha de trigo e os 4 ingredientes seguintes numa tigela e misture-os. Junte as tâmaras com a água, o chocolate derretido, a mistura de ovo e mexa até que fiquem apenas misturados. Despeje a mistura na forma preparada e asse por 1 hora e 10 minutos.





