A massagem é uma prática milenar que ajuda a aliviar tensões físicas e emocionais, combater dores musculares e reduzir o estresse e o cansaço do dia a dia. Para aqueles que não têm tempo de frequentar uma clínica, a automassagem é uma maneira fácil e eficaz de relaxar sem precisar sair de casa.
Os exercícios são fáceis e podem ajudar em diversos casos, como tendinite, cólicas, dor de cabeça e intestino preso. Mari Maruyama, terapeuta das clínicas Luiza Sato - rede que trabalha com shiatsu, massagens e tratamentos estéticos diversos - reuniu uma série de dicas que ensinam como aplicar a automassagem. Antes de iniciar o tratamento, é recomendado um banho quente para soltar a musculatura, concentrando a ducha na região dos ombros e pescoço.
Dor de cabeça
Pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares.
Tendinite
Realizar esforço intenso ou repetitivo, como digitar durante horas, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas. Para prevenir esse tipo de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do antebraço, iniciando no cotovelo até o punho.
Intestino preso
Deite-se em uma superfície plana e coloque as mãos no abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário. Depois, deixe as pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto que puder e depois solte. Repita oito vezes. Não é necessário fazer o exercício com a perna direita.
Cólicas
Posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos.
Antiestresse
Solte todo o ar do pulmão e inspire, enchendo, aproximadamente, 20% do diafragma. Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente. Repita 20 vezes e, se estiver deitado, mantenha os pés estendidos durante todo exercício.
Região lombar
Deite-se sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna. Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem.
Tensão no pescoço
Coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.
Pernas cansadas
Flexione o pé e depois estique como se fosse pisar no acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga até o calcanhar.

Imagem ilustrativa da imagem Relaxe sem sair de casa
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