PRATOS PRINCIPAIS
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS


Lombo de porco com molho de jabuticaba
  Ingredientes: 2 dentes de alho amassados/ pimenta dedo de moça, tomilho, alecrim, sal e óregano a gosto/ 20 mililitros de molho inglês/ 5 gramas de sal grosso/ 200 gramas de barriga de porco fresca / 30 gramas de ameixa seca sem caroço/ 1/2 pão seco ralado/ 50 mililitros de cachaça/ suco e raspas de 1 laranja e de 1 limão/ 10 mililitros de óleo/ 500 gramas de lombo de porco/ 1 xícara de chá de jabuticaba/ 1/2 xícara de chá de água/ 2 colheres de sopa de açúcar refinado/ barbante
Modo de preparo
Lombo: Em uma tigela coloque o alho picado, a pimenta, o molho inglês e o sal. Misture bem e reserve. Com uma faca, abra o lombo em manta. Tempere a carne com esta mistura e reserve. Pique a barriga do porco e as ameixas. Recheie o lombo com as ervas frescas, sal grosso, pão ralado, as ameixas e a barriga de porco. Enrole o lombo e amarre com o barbante. Coloque a carne em uma assadeira, regue com óleo e cachaça e leve ao forno por aproximadamente 1 hora.
  Molho de jabuticaba: Bata a jabuticaba e a água no liquidificador, peneire e coloque em uma panela. Adicione o açúcar e o sal, e deixe em fogo baixo por 10 minutos. Para a montagem, divida o lombo fatiado e regue com o molho de jabuticaba.



ENTRADA
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS


Salada de folhas com chips de mandioquinha ao molho de tangerina
  Ingredientes: 1 pé de radicchio/ 1 pé de alface americana/ 1 pé de alface roxa/ 3 unidades de mandioquinha salsa/ óleo para fritar a mandioquinha/ manjericão e sal a gosto/ 50 mililitros de suco de tangerina e de azeite
  Modo de preparo: Higienize as folhas. Descasque a mandioquinha e corte finamente em rodelas. Frite em óleo bem quente. Prepare o molho com suco de tangerina, azeite, sal e manjericão. Misture as folhas com o molho e finalize com os chips de mandioquinha.


Risoto de Quiabo
  Ingredientes: 100 gramas de cebola em cubos pequenos/ 50 gramas de quiabo em rodelas/ 50 gramas de arroz arbóreo/ 30 mililitros de vinho branco/ 500 mililitros de caldo de legumes/ 30 gramas de queijo parmesaão ralado/ 30 gramas de manteiga sem sal/ sal, pimenta do reino e azeite a gosto.
  Modo de preparo: Em uma panela refogue a cebola, o quiabo e o arroz. Adicione o vinho e vá adicionando o caldo até o arroz ficar al dente. Finalize com o queijo e a manteiga.



Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS


Sobremesa Sorbet de manga
Ingredientes: Manga madura/ hortelã fresca a gosto
Modo de preparo: Corte as mangas em fatias e congele. Bata no processador ou liquidificador com hortelã e sirva.


Fonte: Curso de Gastronomia da UniFil