Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS
| Foto: Fotos: Divulgação
Arroz com castanhas portuguesas
Ingredientes: 2 dentes de alho picados /2 colheres (sopa) de óleo /4 xícaras de arroz /4 xícaras do caldo do pernil ou de outro assado /sal a gosto /500g de castanha portuguesa (cozida em água e sal com 1 pitada de açúcar, descascada e cortada em pedaços) /folhas de sálvia para decorar Modo de preparo: Em uma panela média, refogue o alho no óleo até murchar. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos em fogo moderado. Ferva o caldo do pernil e 2 xícaras de água e junte à panela. Verifique o tempero e, se necessário, acrescente sal. Aumente a chama e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semitampada por dez minutos. Junte as castanhas (reserve algumas para decorar) e misture delicadamente. Tampe a panela e deixe cozinhar até o arroz ficar macio. Se necessário, acrescente mais água. Transfira o arroz para uma travessa e decore com as castanhas reservadas e com folhas de sálvia.
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS
Arroz com lentilha, salsão, cebola dourada e pinoli
Ingredientes: 1 1/2 xícara de lentilha /2 folhas de louro /5 xícaras de água /2 dentes de alho picados /3/4 de xícara de azeite /3 xícaras de arroz /sal a gosto /4 talos de salsão, cortado em cubinhos /6 cebolas grandes cortadas em rodelas /2 colheres (sopa) de manteiga /1/2 xícara de pinoli dourado em frigideira antiaderente Modo de preparo: Em uma panela, cozinhe a lentilha com o louro e a água até ficar al dente. Em outra panela, refogue o alho em 4 colheres (sopa) do azeite até murchar, junte o arroz e refogue por mais um minuto. Acrescente a lentilha com o caldo. Tempere com sal e cozinhe em fogo moderado de 15 a 20 minutos ou até o arroz ficar macio e o caldo secar (se necessário, acrescente água fervente). Junte o salsão e cozinhe por mais cinco minutos. Em uma frigideira, refogue a cebola no restante do azeite e na manteiga em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até dourar bem, mas sem deixar queimar. Deixe escorrer em papel absorvente. Sirva o arroz com a cebola dourada e o pinoli.
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS
Arroz com champanhe
Ingredientes: 150g de manteiga /1 cebola grande ralada /4 xícaras de arroz /7 xícaras de caldo de galinha /1 1/2 xícara de champanhe /50g de queijo parmesão cortado em lascas /60g de semente de papoula /cebolinha francesa para decorar Modo de preparo: Em uma panela média, aqueça a manteiga, junte a cebola e refogue até murchar. Adicione o arroz e refogue por mais um minuto. Acrescente o caldo de galinha quente e ferva em fogo moderado até o líquido quase secar. Junte o champanhe e deixe evaporar um pouco. Retire do fogo e abafe por alguns minutos. Na hora de servir, arrume o arroz em uma travessa e coloque as lascas de queijo ao redor. Polvilhe com a semente de papoula e decore com talos de cebolinha amarrados.
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS
Arroz com açafrão, damasco seco e passas
Ingredientes: 50g de manteiga /1 cebola picada /1 pitada de açafrão em pó (ou em pistilos) dissolvido em 2 colheres (sopa) de água quente /1 pitada de cravo moído /4 xícaras de arroz /sal a gosto /3 xícaras de caldo de galinha /1 xícara de damasco seco cortado em tiras (reserve algumas para decorar) /1/2 xícara de uva passa branca /Pistilos de açafrão para decorar Modelo de prepraro: Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola até murchar. Junte o açafrão e o cravo moído e cozinhe, em fogo baixo, por mais cinco minutos. Adicione o arroz, tempere com sal e refogue rapidamente. Despeje o caldo de galinha fervente e cozinhe por cerca de 15 minutos. Quando o arroz estiver quase cozido, misture o damasco e a uva passa, tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por cinco minutos. Mexa o arroz com um garfo para soltar os grãos e transfira para uma travessa. Decore com tiras de damasco e pistilos de açafrão e sirva.



Fonte: Revista Claudia