Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS - Para fazer e comer na hora
Risoto com Ervilhas
Ingredientes risoto: 250g arroz Vialone Nano Riso Inverni,1,5 litro caldo de galinha,1 colher de sopa de azeite extravirgem,1 cebola pequena picada, 80g de queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do- reino moída na hora. Para as ervilhas: 45g de manteiga,1 cebola media picada fina,1/2 talo de aipo fatiado fino, 900g de ervilhas frescas com casca, 500ml de caldo de galinha, buquê de ervas (1 ramo de tomilho fresco, 1 folha de louro, 2 ramos de salsinha), sal e pimenta-do-reino moída na hora. Preparo: aqueça a manteiga em uma caçarola em fogo médio, adicione a cebola e o aipo, mexendo até que a cebola amoleça, mas sem dourar. Adicione as ervilhas, meio litro de caldo, o buquê de ervas e cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos. Retire as ervas e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Para o risoto, aqueça o azeite de oliva em uma caçarola, refogue levemente a cebola em fogo médio, adicione o arroz e mexa. Adicione uma concha de caldo e continue cozinhando, colocando uma concha de cada vez assim que o caldo secar, mexendo continuamente. Repita quantas vezes for necessário. Quando chegar o final do cozimento do arroz (lembre que deve ficar "al dente"), adicione as ervilhas e seu caldo de cozimento. Mexa até que o risoto esteja cozido. Ajuste o sal e a pimenta. Finalize adicionando mais caldo de forma que o risoto forme um caldo líquido. Sirva imediatamente com queijo parmesão em separado.
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS - Para fazer e comer na hora
Salada Crocante
Ingredientes: 16 colheres de sopa de parmesão ralado, 1 lata de atum sólido escorrido, 3 colheres de sopa de maionese, 8 rodelas grossas de tomate, 1 cenoura média ralada finamente, sal e pimenta-do-reino a gosto, orégano fresco para decorar. Preparo: no fundo da frigideira antiaderente bem aquecida, espalhe 2 colheres de sopa de parmesão, formando um disco de 10cm, até derreter e dourar ligeiramente na borda. Retire com uma espátula e disponha em uma travessa. Repita a operação com o restante do queijo .Amasse o atum e junte a maionese, misturando até formar uma pasta. Sobre cada disco de parmesão, arrume uma rodela de tomate. Por cima, distribua a pasta de atum e cubra com a cenoura. Polvilhe sal, pimenta e orégano. (Claudia Comida&Bebida/Editora Abril)
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS - Para fazer e comer na hora
Penne com Molho Encorpado
Ingredientes: ¼ de xícara de azeite, 1 cebola média em pedaços, 1 cenoura em pedaços, 3 dente de alho picados, 10 tomates bem maduros em pedaços, 2 xícaras de água, 1 lata de atum sólido escorrido, sal a gosto, 500g de penne, ½ xícara de parmesão em lascas, tomilho fresco para decorar. Preparo: Em uma panela, leve ao fogo o azeite, cebola, cenoura e alho por 3 minutos ou até dourar. Acrescente o tomate e a água e cozinhe em fogo baixo com a panela tampada, mexendo às vezes até o tomate desmanchar. Transfira para o liquidificador e bata até obter um molho homogêneo. Em uma tigela grande junte o atum escorrido e esmigalhado e o molho de tomate. Reserve. Em uma panela grande, com bastante água com sal, cozinhe o macarrão até ficar al dente. Escorra e junte o molho. Sirva as lascas de parmesão decorado com tomilho. (Claudia Comida&Bebida/Editora Abril).
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS - Para fazer e comer na hora
Bolo de Chocolate de Caneca
Ingredientes: 1 caneca com capacidade para 300ml, 1 gema de ovo, 4 colheres de sopa rasas de açúcar refinado, 1 colher de sopa rasa de manteiga, 4 colheres de sopa de iogurte Pense Light Batido, 2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó peneirado, 5 colheres de sopa rasas de farinha de trigo peneirada,1 colher de café de fermento em pó,1 clara batida em neve. Preparo: coloque na caneca o ovo, o açúcar e a manteiga e bata bem com o auxílio de um garfo, até obter um creme. Acrescente o iogurte Pense Light Batido e o chocolate em pó e bata por mais algum tempo. Incorpore a farinha de trigo e o fermento e misture muito bem. Por fim, misture a clara em neve, delicadamente, e leve ao microondas por 3 minutos, na potência máxima. Deixe descansar por mais 3 minutos, sem abrir o microondas. Sirva imediatamente.