Peixe com batata-doce e molho de espinafre e ricota
Ingredientes: 900 g de posta de peixe (robalo ou dourado) /sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto /suco de um limão /600 g de batata-doce, com casca, cortada em rodelas /3 colheres (sopa) de azeite /4 colheres (sopa) de molho de espinafre e ricota com pignoli comprado pronto / Modo de preparo: Em uma tigela, tempere o peixe com sal, pimenta e o suco de limão. Reserve. Em uma panela com bastante água fervente, cozinhe a batata por 15 minutos ou até que fique al dente. Escorra. Em uma frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue a batata-doce até que comece a dourar. Retire, tempere com sal e reserve. Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite e doure o peixe até ficar macio por dentro e começar a dourar. Sirva com colheradas do molho de espinafre e ricota e a batata.
Peixe assado com legumes
Ingredientes: 1 peixe inteiro (namorado, robalo ou outro próprio para assar), de 2,5 kg, limpo, aberto pela barriga /sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto /suco de 1 limão /1/4 de xícara de cachaça /2 folhas de louro /1/2 xícara de azeite /2 limões sem casca e sem a pele branca, cortados em gomos /2 kg de batata-doce cortada em gomos /4 cenouras cortadas em palitos grossos /1/2 kg de cebola-pérola /4 talos de alho-poró pequenos, cortados ao meio no sentido do comprimento /4 cebolas grandes, cortadas em rodelas grossas /rodelas de limão cortadas ao meio, folhas de louro e pimenta vermelha para decorar Modo de preparo: Em uma assadeira, tempere o peixe com sal, pimenta, o suco de limão, a cachaça o louro e metade do azeite. Disponha os gomos de limão dentro da barriga do peixe. Feche com palitos e amarre com um barbante próprio para culinária. Reserve.Em uma tigela, tempere a batata-doce, a cenoura, a cebola-pérola e o alho-poró com sal. Reserve. Em uma assadeira forrada com as rodelas de cebola, leve o peixe ao forno bem quente, preaquecido, por 40 minutos. Retire a assadeira do forno e espalhe os legumes temperados ao redor do peixe. Regue com o azeite restante e, se necessário, acrescente 1/2 xícara de água fervente. Asse por mais 20 minutos ou até que o peixe se solte em lascas ao ser espetado com um garfo e os legumes estejam dourados. Arrume o peixe e os legumes em uma travessa e sirva, decorado com limão, folhas de louro e pimenta vermelha.
Robalo com aipim e arroz
Ingredientes: 1 kg de filé de robalo em cubos de 3 cm /suco de 1 limão /sal a gosto /1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picada /2 colheres (sopa) de azeite /1 cebola média em pedaços /4 ramos de coentro /4 tomates em pedaços /1 kg de mandioca em pedaços, cozida /1 vidro (200 ml) de leite de coco. Para o arroz: 100 g de manteiga /2 xícaras de arroz /4 xícaras de água /sal a gosto /tomilho para decorar Modo de preparo: Tempere o peixe com o suco de limão, sal e a pimenta. Em uma panela com o azeite, refogue a cebola, o coentro (reserve algumas folhas para decorar) e o tomate por dez minutos. Junte o peixe e cozinhe por dez minutos. Retire-o e reserve. À panela com o caldo do peixe e os temperos, acrescente a mandioca. Tempere com sal e cozinhe por três minutos. No liquidificador, bata aos poucos a mandioca com o caldo, os temperos e o leite de coco. Volte à panela e junte o peixe. Reserve. Prepare o arroz: Em uma panela, doure a manteiga. Junte o arroz e refogue em fogo médio. Adicione a água, tempere com sal e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, com a panela semitampada, até o arroz ficar macio. Aqueça o peixe com o creme de mandioca e sirva com o arroz à parte, decorado com tomilho.
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário
Tags
APROVEITE AS VANTAGENS DO CLUBE DO ASSINANTE
Receba o melhor da folha em seu e-mail
Um resumo das principais notícias de Londrina, Paraná e do Brasil diariamente no seu email