Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS - Hora do lanche
Batata Recheada
Ingredientes: 4 batatas grandes, 3 colheres de sopa de óleo, 1 e 1/2 xícara de chá de bacon em cubos, 2 dentes de alho picados, 3 xícaras de chá de brócolis pré-cozido picado, 2 a de chá de leite, 2 colheres de sopa de amido de milho, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 xícara de creme de leite sem soro, 1 xícara de queijo mussarela ralado. Preparo: com um garfo, fure as cascas das batatas, pincele com o óleo e embrulhe uma a uma em pape-alumínio. Coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos. Reserve. Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon até que solte toda a gordura e doure. Retire o bacon e, na gordura que ficou na panela, refogue o alho e o brócolis picado por cerca de 3 minutos. Adicione o leite misturado com o amido de milho, sal e pimenta. Cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, ou até que engrosse. Desligue o fogo e misture com o creme de leite. Com uma faca, corte uma tampa nas batatas. Retire um pouco do miolo das batatas com uma colher e misture com o recheio de brócolis. Coloque porções do recheio nas batatas, polvilhe com a mussarela e o bacon reservado. Coloque em uma assadeira e leve ao forno alto pré-aquecido por cerca de 10 minutos. (Na Cozinha com Edu Guedes/Editora alto astral).
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS - Hora do lanche
Concha de Suspiro
Ingredientes: 3 claras, 1/4 de colher de chá de fermento em pó, 1 pitada de sal, 1 e 1/2 xícara de açúcar, 1/2 colher de essência de baunilha, 1 colher de chá de vinagre de vinho branco, 1 manga cortada em fatias, 2 kiwis cortados em pedaços, 8 morangos grandes cortados em fatias, 1/2 xícara de framboesa, folhas de hortelã para decorar. Preparo: na batedeira, bata as claras, o fermento e o sal, em velocidade alta, por um minuto ou até espumarem. Sem parar de bater, acrescente aos poucos o açúcar. Adicione a baunilha e o vinagre e bata por mais dez minutos ou até que se formem picos firmes. Transfira o merengue para um saco de confeitar com bico pitanga médio e, em uma assadeira, forrada com papel-manteiga, faça oito círculos com as bordas ligeiramente elevadas. Leve ao forno fraco (160 graus), pré-aquecido, por 15 minutos. Reduza a temperatura a 100 graus e asse por mais 20 minutos. Deixe esfriar e retire os discos do papel. Em cada disco disponha uma porção de frutas e sirva decorado com folhas de hortelã, Rende 8 conchas. (Claudia Comida & Bebida/Editora Abril).
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS - Hora do lanche
Pão Integral
Ingredientes: 2 xícaras de chá de leite morno, 4 tabletes de fermento biológico fresco, 1/2 xícara de chá de óleo, 3 ovos, 1 colher de sopa de sal, 2 colheres de sopa de mel, 2 colheres de sopa de sementes de linhaça, 4 xícaras de farinha de trigo integral, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 3 colheres de sopa de aveia em flocos, 1 e 1/2 xícara de chá de cenoura ralada, óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira, 1 gema para pincelar, sementes de linhaça dourada para polvilhar. Preparo: no liquidificador, bata o leite morno com o fermento, o óleo, os ovos, o sal, o mel e a linhaça, até que fique homogêneo. Reserve. Em uma vasilha, misture as farinhas com a aveia, a cenoura e despeje a mistura reservada, sovando até que desgrude das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha. Transfira para uma tigela grande untada com óleo e cubra com filme plástico. Deixe descansar por 50 minutos. Divida a massa em duas partes, coloque em 2 assadeiras para bolo inglês de 23x10cm untadas e enfarinhadas e deixe descansar por mais 20 minutos. Pincele com a gema, polvilhe com a linhaça e leve ao forno médio (180 graus), pré-aquecido por 40 minutos ou até que dourem. (N Cozinha com Edu Guedes/Editora alto astral).
Imagem ilustrativa da imagem RECEITAS - Hora do lanche
Broa de Fubá com Coco e Queijo
Ingredientes: 1 xícara de açúcar, 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo, 1 e 1/2 xícara de fubá, 1 xícara de coco ralado, 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado, 1/4 de xícara de leite, 2 ovos, 1/4 de xícara de chá de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó químico, 1/2 xícara de chá de queijo minas padrão (meia cura) ralado, margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar a assadeira. Preparo: em uma tigela, misture o açúcar, a farinha, o fubá, o coco e o queijo parmesão ralado. Acrescente o leite, os ovos, o óleo e sove até que fique homogêneo. Adicione o fermento, o queijo de minas e sove mais 5 minutos. Modele duas bolas e coloque em uma assadeira untada e enfa­rinhada, uma ao lado da outra, com espaço entre elas. Leve ao forno, pré-aquecido por 30 minutos ou até que do doure. (Na Cozinha com Edu Guedes/Editora alto astral).