RECEITA
Farofa de Casca de Banana
Ingredientes: 3 bananas, 1/2 cebola, 1 pires de tempero verde, 2 colheres (sopa) de óleo, sal a gosto, 2 copos de farinha de milho.
Modo de fazer: lavar as bananas inteiras e descascar. Picar as cascas de banana e refogar no óleo junto à cebola. Acrescentar a banana cortada em rodelas e refogar mais um pouco. Acrescentar a farinha de milho e por último os temperos verdes.
Bolo Salgado de Folhas
Ingredientes: 1 prato cheio de folhas (beterraba, espinafre, brócolis, repolho), 3 ovos (claras em neve), 1/2 xícara de leite, 1/2 xícara de azeite, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de queijo ralado, 1 cebola, alho, salsa e cebolinha, temperos verdes, 1 colher (chá) de fermento em pó, sal a gosto.
Modo de fazer: refogar as folhas com os temperos (cebola, alho, salsa, cebolinha, sal) e deixar esfriar. Preparar a massa misturando as gemas, o azeite, o leite, o trigo, o queijo ralado, o sal e o fermento. Juntar o refogado. Acrescentar as claras batidas em neve. Colocar em fôrma untada e assar em forno médio. Pode-se colocar fatias de tomate e queijo ralado em cima da massa antes de ir ao forno.
Arroz Especial
Ingredientes: 1/2 kg de arroz cozido, 2 xícaras de casca de abóbora madura, 1 peito de frango pequeno ou 3 ovos cozidos, 1 pires de cheiro-verde, 1 prato de folhas verdes, 1 cebola média.
Modo de fazer: cozinhar o peito de frango e desfiar. Refogar a cebola e a casca de abóbora ralada ou cortada em pedacinhos. Acrescentar as folhas picadas e refogar. Juntar os demais ingredientes e misturar ao arroz.
Sagu com Água de Beterraba
Ingredientes: 1 litro e meio de água do cozimento da beterraba, 1 xícara e meia de sagu, açúcar a gosto, cravo e canela, casca de 1 laranja.
Modo de fazer: ferver a água. Colocar o sagu com cravo, canela e casca de laranja. Quando as bolinhas ficarem transparentes desligar o fogo. Deixar esfriar um pouco. Acrescentar açúcar a gosto.
Maionese de Creme de Fubá
Ingredientes: 1/2 copo de água, 1/2 copo de vinagre, 1/2 colher
(sopa) de açúcar, 1/2 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) cheias de fubá fino, 2 ovos inteiros (crus), 2 dentes de alho, 1/2 copo de óleo.
Modo de fazer: misturar a água, o vinagre, o fubá, o açúcar e o sal. Levar ao fogo até desgrudar do fundo da panela. Deixar esfriar e levar ao liquidificador com os ovos e o alho. Se necessário, acrescentar 1/3 de copo de leite para bater. Quando amolecer, acrescentar o óleo aos poucos, até que adquira uma cor clara. Dica: se preferir, substitua o vinagre por suco de limão (1/2 copo) e dobre a quantidade de água. Utilize para temperar saladas de batata, mandioca (foto), legumes, patês.
As vantagens das folhas e talos
Ao comprar ou colher hortaliças, aproveite todas as suas partes: raiz, casca, talos e folhas, pois assim é possível fazer economia e enriquecer a alimentação. Além disso, são alimentos ricos em fibras que auxiliam a digestão.
Em alguns casos, além de fibras, as folhas e talos possuem maior valor nutritivo do que a própria raiz, que normalmente é consumida. A folha de beterraba, por exemplo, apresenta maior quantidade de vitamina A e C em relação à beterraba. As folhas de cenoura e de couve-flor também apresentam grande quantidade de vitaminas A e C.
As folhas que se comiam antigamente, e que hoje são consideradas mato, têm alto valor nutritivo, como por exemplo a serralha, o dente-de-leão, a azedinha, o caruru e outras. Essas folhas apresentam maior teor de ferro quando comparadas às folhas normalmente consumidas em saladas. Possuem outras vantagens por não estarem contaminadas por produtos químicos (adubos e agrotóxicos) e nem serem compradas, pois existem em abundância nos campos, não sendo necessário cultivá-las. (Fonte: ''Importância de Cascas, Talos e Folhas na Alimentação'', livreto publicado pela Emater)





