RECEITA - A carne é forte
Filé Mignon Recheado
Ingredientes: 800 g de filé mignon inteiro, 150 g de presunto cru picado, 2 colheres de sopa de patê de fígado, 2 colheres de sopa de manteiga, 50 g de sopa de manteiga, 50 g de azeitonas verdes picadas, 1 cálice de conhaque, 2 colheres de sopa de molho inglês, sal e pimenta-do-reino, 1 e meia xícara de caldo de carne.
Modo de fazer: perfure o filé com incisão funda em todo o comprimento. Tempere com sal, pimenta e molho inglês. Deixe no tempero por alguns minutos. Misture o presunto, as azeitonas e o patê. Recheie o filé com essa mistura. Leve a manteiga e o conhaque ao fogo, doure o filé. Vá colocando aos poucos o caldo de carne até que o filé esteja macio e cozido.
Medalhões de Filé com Crosta de Cottage
Ingredientes: 2 dentes de alho amassados, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 g de manjericão, 100 g de ricota, 30 g de farinha de rosca, 400 g de palmito.
Modo de fazer: tempere os medalhões de filé com sal, pimenta e o alho. Numa frigideira previamente aquecida, frite rapidamente os medalhões dos dois lados e reserve. Misture a ricota com o manjericão picado e a farinha de rosca até que formem uma pasta. Cubra a parte superior dos medalhões com essa pasta e os palmitos cortados e leve ao forno previamente aquecido por 8 minutos para dourar.
Escalope com Champignon e Pepinos
Ingredientes: 2 colheres de sopa de manteiga, 4 escalopes (500g) de alcatra, sal. Molho: 2 colheres de chá de azeite, 1 cebola picada, 1 pepino médio sem casca picado, 1/2 xícara de chá de champignons picados, 1 pote de iogurte natural, 1 colher de sal.
Modo de fazer: aqueça a manteiga e frite os escalopes em fogo alto por 1 minuto de cada lado. Polvilhe com uma pitada de sal sobre cada escalope e reserve em uma travessa aquecida. Molho: coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola e o pepino por cerca de 5 minutos. Adicione os champignons. Tempere com sal, acrescente o iogurte e retire. Sirva sobre os filés.
Tiras de Filé com Vegetais
Ingredientes: 500 g de filé mignon cortado em tiras, 1/2 xícara de chá de cebola picada, 2 colheres de sopa de molho de soja, 2 colheres de sopa de azeite, 1 dente de alho picado, 1/2 colher de chá de açúcar, pimenta calabresa a gosto, 1/2 colher de café de gengibre em pó. Vegetais: 2 xícaras de chá de broto de bambu, 1/2 pimentão verde, 1/2 xícara de chá de cenoura, todos cortados em tiras, 1/2 xícara de cebolinha verde cortada em pedaços.
Modo de fazer: numa tigela, coloque todos os ingredientes, inclusive as tiras de filé. Tempere com o sal, pimenta, o molho de soja, e deixe marinar por 40 minutos em temperatura ambiente. Cubra a tigela com papel-manteiga e cozinhe no micro, em potência alta, por 5 a 8 minutos ou até a carne perder a cor rosada e os vegetais ficarem macios, mas crocantes.
Filé no Cartucho
Ingredientes: 4 bifes de filé mignon, 1 colher de sopa de manteiga, 2 cenouras raladas, 100 g de cogumelos, 150 g de queijo Danúbio Tradicional cortado em cubos, sal e pimenta a gosto. 1 colher de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de vinho branco.
Modo de fazer: tempere os bifes com sal e pimenta. Coloque-os em uma folha de papel-alumínio e espalhe sobre eles a cenoura ralada, os cogumelos, o queijo e pequenas porções de manteiga. Regue com o molho de soja e o vinho. Feche bem o cartucho e leve ao forno médio por cerca de 25 minutos.
Fonte: ''Cozinhando Fácil com Grandes Marcas'', Boccato Editores





