Quando o incentivo vira moda
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 01 de setembro de 2005
Karla Matida<BR>Reportagem Local 
Desfiles de shopping em geral trazem para a passarela as novidades que os lojistas já estão recebendo nas araras. Não por acaso acontecem sempre no final de setembro, quando as lojas fazem o que costumam chamar de virada de coleção. O diferencial do Catuaí Collection, que este ano acontece de 20 a 23, é o desfile de novíssimos talentos. No caso, alunos do curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A parceria entre Catuaí e UEL transformou o concurso em algo levado muito a sério por alunos e professores. Na segunda-feira, 15 finalistas mostraram suas criações para uma comissão julgadora formada por jornalistas especializados em moda, estilistas e um professor. Os três selecionados coincidentemente só mulheres ganharam o direito de participarem do Collection e ainda receberam uma verba de R$ 1 mil para a confecção dos outros sete looks do desfile.
De acordo com Dorotéia Pires, coordenadora do curso, o tema proposto aos alunos foi Objetos Reconfiguráveis. Os alunos do primeiro ao terceiro ano receberam material sobre outro estilistas que já haviam trabalhado com essa idéia de transformação da roupa.
O estudo do corpo e da anatomia foi a base de inspiração da Cristiane Catiusica Tano, que apresentou De Humani Corporis Fabrica. Rafaella Rossival Powidayko brincou com a questão do acordar a cada dia e querer montar a roupa de um jeito diferente. Criou uma roupa de quebra-cabeça na coleção Mrs. Quilts Puzzle. Já Marcela Tiemi Ogo, inspirada com os livros de biologia da irmã estudante de veterinária, criou a Bio-Moda, que trata da meiose e a divisão das células. Nessa história fashion, uma mesma roupa pode ter dois ou três novos jeitos de vestir.
No final de semana passado, o curso de Design de Moda da UEL também comemorou outra vitória importante. O aluno Cláudio Pádua Rodrigues faturou o primeiro lugar da 3ªedição do Prêmio João Turin, que faz parte do Curitiba Fashion Art (CFA). Com o tema As modas da moda paranaense, o prêmio teve entre os 15 finalistas, sete alunos de Londrina.
Quem ganha vai ser a moda brasileira, diz a jornalista Nereide Michel, organizadora do CFA e uma das juradas do Catuaí Collection. Para ela, apostar na criatividade do Estado pode
se refletir no Brasil.


