Apesar do alerta dos médicos sobre a necessidade de realizar uma avaliação dermatológica antes de iniciar um procedimento estético na pele, muitas pessoas - em busca de resultados rápidos - não levam em conta esta orientação. A demanda das clínicas de estética aumenta consideravelmente todos os anos. ''Os tratamentos mais procurados são para reduzir celulite, flacidez e gordura localizada. A tradicional limpeza de pele e o rejuvenescimento facial também são muito procurados para revigorar o rosto e auxiliar no combate aos efeitos da exposição solar'', afirma a tecnóloga em estética Adriana Ferreira, do Studio One Cabelos e Noivas, em Londrina.
Ela destaca que a procura por tratamentos estéticos aumenta nas estações mais quentes do ano. ''Nessas épocas, os procedimentos mais procurados são os corporais com tecnologias modernas, como os de radiofrequência e ultrassom potencializado em que os resultados aparecem em menos tempo'', observa.
Adriana ressalta, no entanto, que é necessário tomar mais cuidado quando a cliente tem pintas, sardas ou verrugas no corpo. ''Apesar de em muitos casos serem consideradas normais, acompanhando a pessoa desde o nascimento ou aparecendo no decorrer da vida, não podemos negligenciar. As sardas, por exemplo, podem virar câncer devido ao acúmulo de radiações UVA e UVB. É interessante a avaliação de um dermatologista, assim como no caso de pintas e verrugas'', pontua.
Segundo a tecnóloga, para que os resultados dos tratamentos sejam duradouros, é de suma importância praticar atividade física, manter a alimentação equilibrada, ingerir no mínimo dois litros de água diariamente, utilizar protetor solar e realizar sessões de manutenção dos procedimentos escolhidos. ''É dessa forma que oriento as minhas clientes'', diz.
Para Adriana, estar em paz com o espelho faz qualquer pessoa se sentir mais disposta e confiante. ''Cuidar da imagem é mais do que uma questão de vaidade.
Os tratamentos de pele, por exemplo, aumentam a autoestima e principalmente fazem com que a mulher se sinta melhor consigo mesma'', defende.

Imagem ilustrativa da imagem Procura por tratamentos aumenta no verão
Adriana Ferreira, tecnóloga em estética, diz que é preciso tomar mais cuidado quando a cliente tem pintas, sardas ou verrugas no corpo