Conchiglie ao Molho de Pimenta Jamaica

Ingredientes: 2 colheres de copa de azeite, 2 dentes de alho picados, 2 latas de tomate pelado picado, 1 xícara de chá de suco de laranja, 1 colher de chá de casca de laranja ralada, 1 colher de chá de pimenta jamaica em pó, 200g de macarrão de sua preferência, sal e majerona fresca a gosto.
Modo de frazer: em uma panela aqueça o azeite e refogue o alho até começar a dourar. Junte o tomate e o suco de laranja e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que o molho fique bem encorpado. Adicione a raspa de laranja e a pimenta jamaica. Reserve. Cozinhe a massa al dente, escorra e sirva com o molho. Decore com a manjerona fresca.



Chutney de Pimenta Pitanga

Ingredientes: 20 pimentas pitanga cortadas em 4 partes, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 colher de chá de orégano, 1 colher de chá de cominho em pó, 1 dente de alho picado, 1 cebola média cortada em tiras, 2/3 de xícara de chá de vinagre de maçã, sal a gosto.
Modo de fazer: retire as sementes e os veios brancos das pimentas. Coloque em uma panela, acrescente os demais ingredientes e leve ao fogo, cozinhando lentamente por 20 minutos. Sirva esse chutney como acompanhamento frio em antepastos ou, aquecido, em carnes.


Medalhões de Frango com Pimenta-do-Reino

Ingredientes: 4 medalhões de frango, Molho de Pimenta-do-Reino Verde, 1 colher de sopa de óleo de gergelim, 1 colher de sopa de cebola ralada, 3 dentes de alho pequenos esmagados, 1 colher de sopa gengibre fresco ralado, 1 xícara de chá de shoyu, 1/2 xícara de saquê licoroso, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 2 colheres de sobremesa de pimenta-do-reino verde, sal a gosto.
Modo de fazer: em uma panela coloque o óleo de gergelim e frite a cebola, o alho e o gengibre. Abaixe o fogo e acrescente os demais ingredientes somente para aquecê-los. Por último, coloque a pimenta verde, desligue e reserve. Tempere os medalhões com um pouco de sal e grelhe-os. Cubra-os com o molho e sirva.


Pizza com Pimenta Cereja

Ingredientes: 2 pimentas cereja, 1/2 xícara de chá de tomates secos em óleo, drenados, 3 colheres de sopa do óleo desses tomates, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1 lata de tomates picados, 175g de espinafre, 1 colher de sopa de purê de tomate, 1 base de pizza pronta, 3/4 de xícara de ricota defumada ralada, 3/4 de xícara de queijo cheddar ralado, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Modo de fazer: corte as pimentas, remova as sementes e pique. Aqueça em uma frigideira duas colheres de sopa do óleo em que estavam os tomates secos, junte a cebola picada, o alho e as pimentas e deixe fritar em fogo baixo até as cebolas ficarem macias. Pique os tomates secos junto com os tomates em lata, o purê de tomate, a sal e a pimenta-do-reino. Deixe ferver por 15 minutos. Preaqueça o forno. Lave as folhas de espinafre, acrescente ao molho e deixe cozinhar por 5 minutos, até desaparecer o excesso de umidade. Pincele a base da pizza com o óleo do tomate restante e espalhe o molho. Jogue por cima os queijos e deixe assar até a massa ficar dourada.


Pêras ao Vinho com Grãos-do-Paraíso

Ingredientes: 4 pêras, 2 cravos-de-índia, 1 canela em rama de tamanho médio, 1/2 garrafa de vinho tinto seco, 1 e meia xícara de chá de açúcar, 4 grãos-do-paraíso.
Modo de fazer: descasque as pêras, conservando o cabo, Corte-as na base, deixando-as retas para que se conservem em pé durante o cozimento. Acomode as pêras em uma panela alta e acrescente as especiarias, o vinho, o açúcar e a pimenta. Cozinhe em fogo alto, durante 15 a 20 minutos, até que a calda se reduza à metade.

Fonte: Dicionário Gastronômico de Pimentas e suas Receitas'', de Nelusko Linguanotto Neto, Boccato Editores, R$ 116,00

mockup