Estudo inédito feito na Unesp-Botucatu e apresentado no mês passado no Hospital do Coração, em São Paulo, reafirmou a importância do azeite extra-virgem na prevenção de doenças cardíacas, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom. A pesquisa concluiu também que o consumo de azeite é eficaz na prevenção do câncer, lesões e inflamações e inibe os radicais livres. No trabalho foi abordado ainda o aspecto do aquecimento do azeite. Quando levado a altas temperaturas, ele perde seus antioxidantes, afetando também o aspecto terapêutico, pois quanto mais aquecido maior a perda de proteína. Mesmo assim, o azeite ainda leva uma grande vantagem sobre qualquer outro tipo de gordura, já que estas iniciam o processo de cozimento com baixíssimas qualidades nutricionais.


Repolho Roxo Assado com Maçã

Ingredientes: 1 repolho roxo médio cortado em tiras finas, 2 cebolas médias cortada em gomos finos, 2 maçãs grandes picadas em cubos pequenos, 4 colheres de sopa de azeite de oliva espanhol, 2 colheres de sopa de mel, 2 colheres de sopa de mostarda, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto, 1 colheres de chá de canela em pó, sal a gosto.
Modo de fazer: prequaqueça o forno em temperatura média. Monte camadas alternadas, em uma assadeira refratária, de repolho, cebolas, e maçãs, Reserve. Misture em uma tigela o azeite de oliva, o mel, a mostarda, o vinagre, a canela e o sal. Regue os legumes e cubra a assadeira com papel-alumínio. Leve ao forno por 20 minutos ou até o repolho ficar macio. Durante o cozimento, mexa a mistura por 3 vezes para assar por igual.

Filé Mignon com Gorgonzola

Ingredientes: 1/2kg de filé mignon em tiras, 6 colheres de azeite de oliva espanhol, 100g de queijo gorgonzola, 1 xícara de chá de cream cheese, sal a gosto.
Modo de fazer: frite o filé com 2 colheres de azeite bem quente. Retire do fogo e polvilhe um pouco de sal. Sirva com o gorgonzola batido no processador com o cream cheese e o restante do azeite de oliva.


Torta Light de Abobrinha

Ingredientes: 5 colheres de sopa de azeite, 2 gemas, 1 xícara de queijo cottage, 1/2 xícara de chá de leite desnatado, 1/2 xícara de chá de farinha de trigo, 2 colheres de fermento em pó, 4 claras, 2 colheres de sopa de salsinha picada, 4 abobrinhas italianas média picadas, 2 alhos-porós médios em rodelas finas, sal a gosto.
Modo de fazer:preaqueça o forno em temperatura média. Bata na batedeira 4 colheres de sopa de azeite de oliva com as gemas, o cottage, o leite, a farinha de trigo, o fermento e o sal. Incorpore as claras em neve e a salsinha. Mexa com cuidado até ficar homogêneo. Com o azeite restante, unte uma assadeira refratária. Monte camadas alternadas de abobrinha cortada em rodelas finas. Cubra com a massa. Leve ao forno por 35 minutos ou até a massa ficar firme.



Salada de Couve e Abóbora

Ingredientes: 1/2 abóbora moranga média picada em cubos pequenos, 1/2 xícara de chá de azeite de oliva espanhol, 3 dentes de alho descascados cortados em lâminas, 1 maço médio de couve cortada em tiras bem finas, folhas de meio maço médio de cebolinha verde picadas, sal e pimenta-do-reino em pó a gosto.
Modo de fazer: coloque a abóbora em uma panela com 2 litros de água fervente. Deixe cozinhar por 15 minutos ou até ficar al dente. Retire do fogo, escorra a água e reserve. Coloque em uma frigideira o azeite de oliva e o alho. Leve ao fogo e refogue até o alho dourar. Misture o sal e a pimenta. Retire do fogo e reserve. Arrume as folhas de couve em uma saladeira. No centro coloque a abóbora, regue com o azeite de oliva e o alho, polvilhe a cebolinha-verde e sirva em seguida.




Torta de Amendoim

Ingredientes: 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de canela em pó, 5 colheres de azeite de oliva espanhol, 1/2 xícara de chá de açúcar, 1 ovo, 1/2 kg de amendoim torrado moído, 1 caixinha de leite condensado, 1 xícara de chá de uva-passa, 1/2 xícara de chá de creme de leite.
Modo de fazer: preaqueça o forno em temperatura média. Peneire a farinha de trigo com o fermento e a canela. Misture 3 colheres de sopa de azeite de oliva, o açúcar, o ovo e 1 colher de sopa de água. Sove por 2 minutos e forre uma assadeira untada com uma colher de sopa de azeite de oliva. Fure a massa com um garfo e leve ao forno por 10 minutos ou até dourar. Retire do forno e reserve. Misture em uma tigela o azeite de oliva restante com o amendoim, o leite condensado, as uvas-passas e o creme de leite. Despeje sobre a massa e volte ao forno por mais 20 minutos. Retire do forno e ao, amornar, desenforme.

Fonte: Casa do Azeite Espanhol

mockup