Os pés são muito mais do que os grandes responsáveis por nos mantermos em pé. Com eles, a reflexologia pode tratar problemas em várias partes do nosso corpo e amenizar quadros de dor. A fantasia e a luxúria também estão muito ligados aos nossos pés: eles foram fundamentais para que Cinderela fosse identificada pelo príncipe encantado e ainda fazem parte dos fetiches de vários homens e até de mulheres.
  Ainda assim, muitas vezes, eles não recebem o cuidado necessário para garantir sua beleza e saúde. Como conseqüência, não é raro encontrar quem sofra com as unhas encravadas, fissuras de calcanhar, calos, verrugas, frieiras e micoses. Segundo o proprietário da Clini-Pé, Salomão Hauly, alguns desses problemas são bastante comuns. ‘‘Na clínica recebemos muita gente com unha encravada e também com calo. Depois vem aqueles que sofrem com as verrugas e as fissuras’’, afirma.
  E para cada época do ano existe uma complicação típica. ‘‘No inverno recebemos clientes com problemas causados pelo verão e no verão vemos os resultados do inverno. No clima quente acontecem muito as fissuras devido ao ressecamento da pele, causadas principalmente pelo atrito e exposição dos pés com o uso das sandálias rasteiras. As micoses também são comuns nessa época por causa do uso de saunas, piscinas e banheiros coletivos. Já no inverno, em conseqüência de unhas encravadas e inflamadas, aumenta bastante a procura por tratamento porque as pessoas usam mais sapatos fechados, que também favorecem o surgimento de micoses’’, explica a podóloga Kawana Tavares, da Clini-Pé.
  Mas com cuidados em casa, tratamento e produtos disponíveis nas clínicas, é possível eliminar a dor, o aspecto ruim e o incômodo que esses problemas podem causar. ‘‘Tem muita gente que não cuida dos pés e todos os problemas poderiam ser evitados com atitudes simples. Isso é muito mais do que estética, é manter a saúde também. Os tratamentos em clínicas são muito importantes e eu recomendo procurar um profissional uma vez ao mês. Depois é seguir as recomendações em casa para manter os pés sempre bonitos e saudáveis’’, observa a podóloga Tania de Fátima Rechi de Oliveria, da clínica Dr. Feet.
Unha encravada
Características: O problema acontece quando a unha cresce na parte interna da pele ao lado, causando infecções e dor. Pode ter origem genética ou ser provocada pelo corte incorreto das unhas.
Como evitar: O correto é cortar as unhas apenas na parte chamada pelos especialistas de borda livre. Essa parte é a que permanece mais exposta ao crescer. Nunca se deve cutucar as unhas ou cortá-las demais na parte interna da pele. O desenho quadrado é o mais adequado
Tratamento: Quando o problema está no corte incorreto, uma consulta ao podólogo para retirar a unha da parte interna da pele e cortá-la de forma adequada pode resolver. Em casos mais graves e de origem genética pode haver a necessidade de usar um aparelho corretivo. Ele pode ser metálico ou de plástico, colocado sobre a unha. Com o tempo, o aparelho força a unha a crescer mais exteriormente, evitando o encravamento

Calo
Característica: Expessamento da pele em determinados pontos do pé, causando incômodo e dor. Causado pelo atrito da pele dos pés com calçados.
Como evitar: O uso de sapatos confortáveis e maleáveis, com bicos redondos e quadrados, é a melhor maneira de evitar os calos. Caso o uso de sapatos de bico muito fino seja necessário, os podólogos recomendam a troca de modelos, para evitar que o mesmo local seja sempre agredido. ‘‘Sapatos apertados são inimigos dos pés. Digo sempre que o melhor horário para comprar sapatos é no final do dia, quando os pés já estão inchados e cansados. Se o sapato incomodar, melhor escolher outro’’, ensina Salomão.
Tratamento: Na clínica é feita a retirada da pele em excesso. Alguns protetores à venda no mercado especializado ajudam a evitar o atrito dos pés e podem ser indicados como preventivos e auxiliares no tratamento. Com a mudança de hábitos e o uso de calçados adequados, o problema tende a diminuir e até desaparecer. Os especialistas não recomendam o uso de ácidos para retirar a pele, que pode piorar a situação e queimar os pés.

Micoses
Características: Irritações na pele ou nas unhas que provocam coceira, mau cheiro, descamação e até perda das unhas. Causadas por fungos que ficam em locais úmidos como banheiros, saunas e beiradas de piscinas.
Como evitar: Usar chinelos sempre que utilizar os locais propícios para o desenvolviemnto dos fungos. Preferir meias de algodão às feitas com material sintético e trocá-las diariamente. Não usar o mesmo calçado por dias seguidos e quando tirá-lo, se possível, deixá-lo ao sol e usar um bactericida.
Tratamento: Na clínica, o podólogo faz a assepcia da unha contaminada, removendo as partículas descamadas, causadoras do mau cheiro. Em seguida, aplica-se um óleo que combate o fungo. Em alguns casos é preciso recorrer a um médico. O tratamento é bastante longo e depende da cooperação do paciente em fazer o uso do óleo em casa.

Fissuras
Características: Rachaduras que surgem nos calcanhares e, além de comprometer o visual, podem sangrar e provocar dor. Podem ser causadas pelo uso de sapatos como rasteiras, que deixam a pele muito exposta e não oferecem amortecimento ao pisar. Também podem surgir por causa da falta de água e hidratação do organismo, diabetes, excesso de ácido úrico, obesidade e herança genética.
Como evitar: Usar calçados com amortecimento e fechados sempre que possível. Manter a pele sempre hidratada com cremes específicos para a área dos pés. Beber bastante água e evitar o excesso de peso.
Tratamento: Nas clínicas, o especialista faz a remoção da pele em excesso e de calosidades, caso elas existam. Em seguida é feita a aplicação de óleos e cremes específicos por todo o pé, que é envolto em filme plástico para aquecer, o que facilita a absorção dos produtos. Em casa é necessário hidratar os pés uma ou duas vezes por dia.


Correção
  Diferentemente do que foi publicado na matéria Gordura do Bem, da edição da Folha da Sexta do dia 22 de fevereiro de 2008, as
gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas não são de origem animal. Ambas são produtos de origem vegetal e, por esse motivo, não oferecem riscos para a saúde se consumidas cruas e na dose adequada.

mockup