Os americanos concederam em 2011, 820 mil vistos para os brasileiros. Em 2010, o Brasil enviou 1,2 milhão de turistas aos Estados Unidos, que despejaram na economia americana US$ 5,9 bilhões. Ao longo de 2012, a Embaixada Americana irá dobrar o número de pessoal para atender a demanda de vistos.
A calmaria da economia brasileira - em meio a um mundo afogado em crise - aliada ao real valorizado frente ao dólar e os preços muito atraentes estão fazendo com que os brasileiros invadam os Estados Unidos.
Se por aqui é difícil - ou muitas vezes inviável - comprar roupas das grifes mais famosas do planeta, cosméticos, bolsas e sapatos, por lá isso é realidade. E, se antes os turistas queriam praia em Miami, por exemplo, hoje as excursões têm um único intuito: compras desenfreadas.
A busca pelo turismo de compras é tão grande que agências e operadoras oferecem pacotes o ano inteiro. ''A busca por viagens aos Estados Unidos aumentou em torno de 40% nos últimos tempos. Os destinos se concentram em Nova York e Miami. A primeira, em termos de compras, é um pouco mais cara. Nova York é mais glamour, mais tendência. Em Miami é consumismo puro. As pessoas vão para gastar mesmo. Montamos um pacote exclusivo só para compras em Orlando. São 4 dias visitando outlets o dia inteiro, pelo valor de 10 pagamentos de 95 dólares, o que inclui aéreo e hotel'', informa Odete Goes, sócia-proprietária da CVC Privilège, em Londrina.
Juliana Glade Ferracini foi para os Estados Unidos apenas com uma mala de mão. Retornou com duas malas grandes, abarrotadas de roupas, maquiagem, bolsas, óculos, relógios, tudo adquirido nos outlets de Las Vegas. ''Qualquer brasileiro que desembarca nos Estados Unidos fica impressionado com a diferença de preços. Você sempre acaba gastando muito mais do que leva. O mesmo item no Brasil custa três vezes mais que nos Estados Unidos. Ainda tive a sorte da minha viagem coincidir com uma semana de promoções. Até os shoppings estavam com valores de outlets. Uma loucura!''
As semanas de descontos ocorrem anualmente e a mais famosa é a Black Friday, a maior liquidação de varejo dos Estados Unidos que acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Nesse dia os consumidores chegam a dormir em barracas nas calçadas para conseguir um espaço dentro das lojas. Ao contrário do que alguns pensam, ela acontece em todo país e não só em Nova York. A invasão dos brasileiros é tanta que os outlets investem na contratação de vendedores brasileiros.
Outlets como Sawgrass Mills Mall e Dolphin Mall, em Miami; Jersey Gardens e Best Buy, em Nova York, além de megastores como Walmart e Supercenter, entre outros tantos, são rotas famosas entre os brasileiros.

Imagem ilustrativa da imagem Paraíso das compras
| Foto: Fotos: Shutterstock
Se antes os turistas queriam praia em Miami, hoje o foco são compras desenfreadas
Imagem ilustrativa da imagem Paraíso das compras
Há pacotes exclusivos para compras em Orlando: quatro dias visitando outlets o dia inteiro
Imagem ilustrativa da imagem Paraíso das compras