O Comitê do Calendário Oficial Moda Brasileira já definiu as datas das edições 2003 da São Paulo Fashion Week: o Inverno entra na passarela de 27 de janeiro a 1º de fevereiro; o Verão, de 30 de junho a 5 de julho. Os desfiles de janeiro ganharão de quatro a cinco novas grifes, que serão anunciadas nas próximos dias.
Definidos os próximos nomes do Amni Hot Spot. São seis jovens estilistas que integrarão o projeto, na medida em que novas vagas forem surgindo. Para a edição de Inverno 2003, foi selecionada a estilista Simone Nunes, que já possui uma coleção idealizada e pronta para atravessar a passarela do evento.
Os outros cinco selecionados são Julien e Melissa Depeyre, Érika Soares, Marcel Juppy e Yoo Kim. Enquanto aguardam novas vagas, os jovens acompanham de perto reuniões, cursos e eventos.
O retorno ao passado que a moda sempre dá resgata mais uma vez o tye dye. Processo de tingimento oriental, ele volta com força nesta estação, imprimindo exclusividade ao mix de estampas que podem ser criadas. Nos anos 70, os hippies, que usavam tecidos indianos, difundiram a estampa no Ocidente. Na revista Capricho deste mês, um passo a passo ensina como fazer o tye dye em casa.
O estilista Marcelo Sommer e o empresário João Paulo Diniz fazem parceria inédita na moda brasileira com a abertura de uma loja temática na Rua Augusta. Peças de design e roupas exclusivas são o carro-chefe do point, inaugurado dia 30 na rua que marcou história na moda paulista. Uma área da loja se transforma em pista de dança, as prateleiras e araras são modulares e os móveis foram especialmente criados, como as poltronas em forma de xícara.
A adidas e o estilista Yohji Yamamoto acabam de lançar a coleção Sport Style Y-3, que promete explorar novos conceitos de sportswear ao lançar calçados, acessórios e roupas inovadoras, com design inusitados e radicais. A nova divisão da tradicional marca das três listras promete apontar para o futuro das roupas esportivas, com peças com visual ousado e inesperado. A primeira coleção desenhada por Yamamoto foi apresentada em Paris no início de outubro, com peças unissex. Os produtos serão vendidos inicialmente em apenas 150 pontos de venda nos centros mundiais da moda na Europa e EUA.
Jabuticabeiras, mangueiras e laranjeiras convivem com as sofisticadas criações de Renato Loureiro desde o início da semana. O estilista abriu novo espaço no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Com projeto do arquiteto Eraldo Pinheiro, a casa funciona como loja, show room e ateliê, onde o designer continua dando atendimento personalizado para clientes especiais.
Angela Raizer Barbosa
Interina

mockup