A massagem, prática milenar que aplica força e vibração sobre o corpo, está na lista dos procedimentos mais requisitados atualmente por homens e mulheres.
E não é para menos. Mais do que relaxar, tem fins terapêuticos, alivia dores e tensões, além de sintomas de estresse e ansiedade. Alguns tipos de massagem também rendem bons resultados estéticos, contribuindo para diminuir medidas, celulite e estrias.
Para investigar o ''poder'' que a massagem exerce sobre o corpo humano, pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, de Los Angeles, recrutaram 53 adultos saudáveis, submetendo 29 a uma sessão de massagem intensa e 24 a uma sessão leve. Ambos os grupos apresentaram alterações biológicas já na primeira sessão.
Quem passou pela massagem intensa teve reduções significativas nos níveis do hormônio do estresse cortisol e aumento no número de linfócitos (glóbulos brancos), responsáveis pelas defesas do corpo. Os voluntários da massagem leve, por sua vez, experimentaram elevações da oxitocina, hormônio associado ao contentamento, e à confiança.
Outra pesquisa recentemente publicada pela revista Science Translational Medicine aponta que a massagem tem uma ação muito parecida com a dos tradicionais anti-inflamatórios, sendo eficaz na reabilitação de músculos que sofreram lesões.
Estes são apenas dois exemplos diante da diversidade de estudos científicos que comprovam os benefícios da massagem para o corpo e para a mente.
''O toque das mãos propicia uma troca de energia e uma sensação indescritível de prazer. Trata-se de uma comunicação não verbal'', afirma Talita Oliveira da Silva, especialista em estética facial e corporal e docente do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da UniFil.
Ela explica que existem basicamente dois tipos de massagem, a terapêutica e a estética, que podem ser recomendadas em qualquer fase da vida, até mesmo na gestação e na terceira idade. ''A terapêutica tem como função propiciar o bem estar físico e emocional, estimulando o relaxamento e a eliminação de dores. Já a estética, além dos objetivos da terapêutica, também visa a modelação corporal'', esclarece.
As técnicas de massagem terapêutica, segundo Talita, mobilizam estruturas variadas e têm a capacidade de aliviar o estresse, diminuir edemas, prevenir deformidades, estimular a eliminação de toxinas, hidratar e tonificar a pele, entre outros benefícios.
As mais procuradas
As de cunho estético, porém, estão entre as mais buscadas atualmente. ''A modeladora, por exemplo, destaca-se como uma das mais procuradas. Com a aproximação do verão, as mulheres começam a se preparar. E a massagem, associada à atividade física e à boa alimentação, pode trazer ótimos resultados'', pontua.
Apesar do público feminino ainda ser a maioria, a presença de homens nos centros estéticos, em busca de massagens, cresceu significativamente nos últimos anos. ''Eles já contam com espaços exclusivos e serviços customizados'', observa.
E muitos procedimentos permitem o uso de objetos para potencializar os resultados. São rolos, bambus, pedras, velas, conchas, entre outros.
Talita orienta que qualquer tipo de massagem seja realizada por profissionais qualificados e em locais adequados. ''Isso porque é fundamental conhecer a anatomia, fisiologia e histologia, além das indicações e contraindicações da massagem, a fim de aplicar com segurança todos os componentes da técnica'', defende.

Imagem ilustrativa da imagem Para o corpo e para a mente
| Foto: César Augusto
Talita da Silva, especialista em massagem: ''O toque das mãos propicia uma troca de energia e uma sensação indescritível de prazer''