O 1º Fórum Nacional de Nutrição pretende formular e aplicar uma estratégia eficaz dirigida a reduzir substancialmente a mortalidade e a morbidade Brasileiras, melhorando a alimentação e promovendo a atividade física. O objetivo é, juntamente com o Ministério da Saúde, criar consensos para que sejam realizadas intervenções eficazes para possibilitar que as pessoas vivam mais e levem uma vida mais saudável, reduzindo as desigualdades e promovendo o desenvolvimento.
Serão seis congressos regionais realizados nas seguintes datas: 8 e 9/abril/2005, em Belo Horizonte; 29 e 30/abril/2005, em Curitiba; 20 e 21/maio/2005, em Recife; 26 e 27/agosto/2005; em Porto Alegre; 23 e 24/setembro/2005, em Brasília e 28 e 29/outubro/2005, em São Paulo.
O evento de encerramento em São Paulo será realizado junto com o 6º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida, de 27 a 29 de outubro deste ano, quando será elaborado um consenso global ‘‘Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil’’ com o Ministério da Saúde e a Comissão Científica do 1º Fórum Nacional de Nutrição 2005.
Doenças Segundo a OMS, a distribuição das principais causas de mortalidade e morbidade têm mudado profundamente nos países desenvolvidos e, em muitos países em desenvolvimento, se observa uma tendência similar.
Em nível mundial tem aumentado rapidamente a participação de doenças não transmissíveis. Em 2001, estas foram as causas de 60% dos casos em 56 milhões de disfunções anuais e de 47% da mortalidade mundial. Assim, a prevenção das doenças não transmissíveis constitue um desafio muito importante para a saúde pública mundial.
No caso das doenças não transmissíveis, os fatores de risco mais importantes são os seguintes: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, pouca ingestão de frutas e hortaliças, excesso de peso ou obesidade, falta de atividade física e consumo de tabaco. Cinco destes fatores de risco estão estreitamente associados à má alimentação e a falta de atividade física.
A alimentação pouco saudável e a falta de atividade física são as principais causas das doenças não transmissíveis mais importantes, como as cardiovasculares, a diabetes tipo 2 e determinados tipos de câncer, e contribuem substancialmente para a morbidade, mortalidade e incapacidade.
Nos países mais pobres, cujas doenças infecciosas e desnutrição predominam, a morbidade causada pelas doenças crônicas está se propagando. A proporção de pessoas com excesso de peso ou obesas é cada vez maior nos países em desenvolvimento. Um enfoque integrado das causas de má alimentação e da diminuição da atividade física contribuiria para reduzir as doenças não transmissíveis no futuro.
Os dados atuais sugerem que os fatores predominantes das doenças não transmissíveis são em grande medida os mesmos em todos os países. Entre esses fatores figuram: o maior consumo de alimentos hipercalóricos pouco nutritivos com alto teor de gordura; açúcares e sal; menor atividade física em casa, na escola e no trabalho, assim como a recreação e os deslocamentos. A má alimentação, a insuficiência de atividade física e a falta de equilíbrio energético que se observam nas crianças e nos adolescentes é motivo de especial preocupação. Outras informações sobre o evento no site www.nutricaoempauta.com.br/novo/evento10.html

Workshop para TV O ator Sérgio Hondjakoff (foto), do seriado global Malhação, desembarca em Londrina neste domingo para um workshop direcionado a atores e modelos interessados em iniciar trabalhos na televisão. A promoção é da Agência Vic Modelos, que há dois anos seleciona manequins e atores da região para trabalhos de figuração. Juntamente com o ator, virá um representante da agência Luz e Cor, do Rio de Janeiro, especializada em selecionar novos rostos e pessoas para atuar em programas e novelas. O workshop começa às 13h30, no Centro de Eventos do Shopping Quintino. Logo após, às 15h30, o ator participa de um desfile que vai apresentar a coleção outono-inverno do shopping. Às 17h30 tem sessão de autógrafos. As inscrições custam R$ 20. Fone (43) 3028-1983.

Aula de cozinha Programação de abril na Escola de Culinária Myriam Setti, a maioria às 19 horas: dia 4/4: Molhos Clássicos em 5 Versões (Amatricina, Arrabbiata, Carbonara, Quatro Formaggi e Puttanesca). Dia 5/4 (14 horas): Saladas e Molhos. Dia 5/4: Molhos Tradicionais para Massas (ao Sugo, a Bolognesa, Branco c/ Queijo, de Tomates Frescos c/ Ervas, Carbonara, ao Pesto). Dia 6/4 (14 horas): Pães Especiais (Scones, Cinamon Rolls, Gorgonzola Nozes, de Cebola c/ Sementes de Papoula). Dia 6/4: Culinária Espanhola (Gaspacho, Paella e Creme Catalana). Dia 7/4: Antepastos Italianos (Caponata Siciliana, Berinjelas à Piamontesa, Antepasto de Abobrinha. Dia 11/4: 3 Versões de Filé Mignon (Filé Mingnon com Abacaxi, Filé Recheado, Filé em Crosta de Ervas ao Molho de Vinho Tinto). Dia 12/4, Culinária Italiana: Foccacia, Fricassé de Cogumelos c/ Polenta Macia, Lasanha ao Molho de Lingüiça e Almôndegas Sardella. Dia 13/4 (14 horas) Sessão da Tarde: Sanduichinhos de Kani e Pepino, de Espinafre, Ricota e Passaes, Frango Defumado e Abacaxi e Formas de Tomate Seco.

Férias remuneradas Se você é universitário, tem algum conhecimento de inglês e quer ter uma experiência de vida diferente, a LDB oferece o programa Work & Travel nos Estados Unidos, de 2 a 4 meses, com partida no início de dezembro 2005. Fone (43) 3323 2999.

Em hotéis Estudantes de hotelaria contam com mais uma opção pela Central de Intercâmbio: trabalho em hotéis na França. O requisito é estar na universidade de hotelaria e falar francês. A Ci oferece vagas em diversas regiões da França, o trabalho é remunerado e a duração é de 2 a 4 meses. Fone 43 33210203 ou www.ci.com.br

mockup