Não é de hoje que a gordura localizada e a celulite são encaradas como fantasmas que assombram a vida da grande maioria das mulheres. O incômodo surge principalmente no verão. As altas temperaturas e o período de férias são verdadeiros convites para viajar e frequentar praias e piscinas. E quem não quer exibir um corpo bacana ao colocar um biquíni ou usar roupas mais curtas? Com esse objetivo, clínicas de estética e consultórios médicos ficam cheios o ano todo de mulheres em busca de tratamentos que possam conferir um corpo digno de roupas mini.
Uma opção que acabou de chegar em Londrina é a lipoescultura gessada. Tratamento feito com cosméticos ortomoleculares, ela nada tem a ver com a gessoterapia. O nome vem do fato de o paciente ser envolto em filme de PVC durante o procedimento. ''São produtos que visam reestabelecer o equilíbrio químico do organismo. Princípios ativos, como vitaminas, minerais e aminoácidos, caem na corrente sanguínea e combatem os radicais livres das células'', afirma a enfermeira Everediana Pavão Canezin, sócia-proprietária da clínica Luz da Pele Centro de Fototerapia e Estética.
Ela explica que os princípios ativos podem ser aplicados no corpo por meio de massagens, como a modeladora e a drenagem linfática, ou com a utilização de equipamentos como o ultrassom, corrente russa, ultracavitação e manthus. As substâncias caem na corrente sanguínea em dois segundos e agem no organismo por 48 horas. ''A indicação é especialmente para tratamento de celulite e gordura localizada, pois os princípios utilizados diminuem o inchaço do corpo e eliminam os processos inflamatórios'', pontua Everediana.
Para obter melhores resultados, o ideal é fazer no mínimo dez sessões com uma hora de duração cada. ''O indicado é que o tratamento seja contínuo e que aconteça aliado à prática de atividade física e alimentação balanceada'', orienta. A lipoescultura gessada é contraindicada para gestantes e lactantes, pessoas com marca-passo, doenças crônicas, febre e insuficiência renal.
Ela lembra que os produtos são de uso estritamente profissional e que só podem ser manipulados por quem passa por um curso específico oferecido somente no Estado de São Paulo.
Satisfeita com os resultados
A bancária Maria Lucia Tomaz Gil está satisfeita com os resultados. Ela já experimentou diferentes tratamentos estéticos, como massagem modeladora, manthus e endermoterapia. ''Dessa vez optei pela lipoescultura gessada por ser um método menos invasivo que ajuda a perder gordura e medidas'', diz.
Ela garante que três sessões foram suficientes para perceber uma melhora na celulite e perder medidas na circunferência abdominal. ''Estou fazendo controle alimentar e tenho a intenção de complementar o tratamento com atividade física, pois os resultados serão ainda mais positivos'', destaca Maria Lucia.
A dermatologista Ligia Márcia Mario Martin, de Londrina, ressalta que antes de se submeter a qualquer procedimento estético a pessoa deve tomar alguns cuidados. ''É sempre importante buscar referência do profissional e questionar a origem dos produtos utilizados'', diz. Outra recomendação, de acordo com a médica, é realizar um teste em uma pequena área do corpo para verificar se a substância não vai causar irritabilidade na pele.
Serviço
Luz da Pele - Centro de Fototerapia e Estética: Rua Ibiporã, 529, fone (43) 3348-2002.


Imagem ilustrativa da imagem Ortomoleculares na pele em favor da beleza
| Foto: Olga Leiria
Cosméticos ortomoleculares são aplicados na pele e ativados por uso de aparelhos como o de ultracavitação (na foto) ou manthus