O visual do verão
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de janeiro de 2003
Agência Estado 
Cabelos despojados e assimétricos são a aposta do verão para um visual leve e prático. Mechas douradas ou avermelhadas voltam com tudo, no melhor estilo surfista. As franjas também ressurgem, curtas ou longas, inspiradas na eterna musa francesa Brigitte Bardot.
Se por um lado o visual remete aos anos 60, por outro valoriza a individualidade. É o que garante Wanderley Nunes, cabeleireiro que faz a cabeça de muitos famosos, inclusive da global Silvia Pfeifer. ''A grande tendência é a praticidade. A pessoa precisa ter um cabelo que combine com sua alma, sua personalidade'', diz. O cabeleireiro e maquiador Mauro Freire concorda. ''Os cabelos estão cada vez mais descabelados'', brinca. ''Nada de chanel ou retinhos. A idéia é de movimento, sensualidade.''
Curtinhos e médios continuam em evidência. Por isso, quem gosta de longos pode deixá-los com um visual mais moderno aplicando tinturas e mechas.
Maquiagem O verão requer leveza também no rosto. ''Nada deve ser muito destacado, apenas os cílios, com muito rímel preto, tanto em cima quanto em baixo'', afirma Freire. É por isso que cílios postiços têm seu lugar garantido na estação.
O maquiador afirma ainda que o ''o olho chega bastante colorido'', saindo dos tons terrosos e naturais. ''São cores de primavera: azul, verde, laranja, rosa claro.'' Nunes também aposta na discrição, mas, ao contrário de Freire, destaca o uso de sombras escuras. Na boca, ambos concordam: apenas gloss. n


